4 razões pelas quais vale a pena investir em um negócio solar - Solarprime

4 razões pelas quais vale a pena investir em um negócio solar

4 razões pelas quais vale a pena investir em um negócio solar

Se você andar por sua cidade, provavelmente, vai notar uma grande quantidade de sistemas de captação solar instalados nas mais diversas edificações. Por exemplo, em empresas e nos telhados das casas. Isso se dá porque, nos últimos anos, o mercado de energia solar tem crescido de forma considerável no Brasil. Com isso, surgem excelentes oportunidades de ter o seu próprio negócio solar. 

No post a seguir, confira como ele funciona e por que você deveria considerá-lo para empreender. Saiba também 4 vantagens de fazer esse investimento e algumas formas de atuar no ramo. Além disso, conheça as vantagens de optar pelo sistema de franquia. Boa leitura! 

Negócio solar: um mercado em crescimento 

A energia solar fotovoltaica no Brasil tem estado em crescimento já há alguns anos. Segundo a ABSOLAR, desde 2017 o número de unidades de geração distribuída — energia gerada no local de consumo ou próximo a ele — aumentou significativamente. Por exemplo, naquele ano, ela correspondia a 17% em comparação à geração centralizada — produzida em usinas. Já em agosto de 2021, esse número correspondia a 63%, com quase 11.000 MW de potência instalada no país somando-se as duas fontes. 

Isso se dá por diversos fatores, como a maior acessibilidade à aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos, bem como ao atrativo sistema de créditos solares, que faz com que as contas de energia diminuam consideravelmente.  

Com isso, a energia solar passou a ser interessante e disponível para mais pessoas, inclusive residências. Por exemplo, ainda conforme a ABSOLAR, dos pouco mais de 500.000 sistemas de geração distribuída no Brasil, 71,8% correspondem a elas. Assim, existem mais oportunidades de se trabalhar com um negócio solar. 

Como funciona? 

O negócio solar funciona com base em um só princípio: usar energia solar como uma fonte alternativa à energia tradicional, atendendo todos os tipos de situações. Mas nisso, é possível trabalhar em diversas frentes desse processo. Por exemplo: 

  • captação; 
  • instalação; 
  • comercialização; 
  • projeção. 

Independentemente de qual delas você queira seguir, é importante considerar o investimento nesse setor, já que sua tendência é continuar com um mercado aquecido e favorável aos mais diversos tipos de clientes, o que expande o seu nicho de atuação.  

4 vantagens de investir em um negócio solar  

Além da possibilidade de atender diferentes consumidores, ter um negócio solar oferece diversas vantagens para você. Confira algumas delas a seguir! 

1. Confiabilidade dos projetos 

Por mais popular que seja atualmente, a energia solar é um negócio ainda específico. Ou seja, a projeção de um sistema até sua instalação adequada são realizados por especialistas no assunto. Ou seja, qualquer cliente que queira aproveitar essa energia vai procurar uma empresa especializada no setor para realizar o seu projeto. 

2. Alta demanda 

Como você viu, residências e comércio lideram o interesse em usar energia solar fotovoltaica. Por isso, já existe uma grande demanda pelo serviço. Mantendo-se os níveis de crescimento e aproveitando que o Brasil é um país beneficiado por essa fonte, podemos concluir que a tendência é que não falte trabalho no segmento. 

3. Segurança financeira 

Outra vantagem de ter um negócio solar, baseando-se nos aspectos que já mostramos é a segurança financeira. Dependendo do ramo de atuação, é possível, inclusive, visar margens maiores de lucro, por exemplo, como acontece com as franquias. 

4. Diferencial competitivo 

O negócio solar também oferece diversas oportunidades para você desenvolver um diferencial competitivo como empresário. Isso porque é possível trabalhar de diferentes formas e com vários públicos. Além disso, é possível fazer acordos com fornecedores ou trabalhar com modelos já consolidados e conhecidos, para sempre se destacar diante do cliente, entregando o melhor produto. 

As formas de atuação de um negócio solar 

Existem diferentes formas de atuar no mercado solar. Saiba algumas delas a seguir e decida qual é a mais indicada para você! 

Ter uma franquia do setor 

franquia de energia solar é uma das melhores formas de atuar no sistema. Com ela, é possível encontrar um sistema já pronto, evitando as complicações de iniciar um negócio do zero. É ideal para quem quer trabalhar com a venda de painéis solares e sua instalação. 

Ser projetista solar 

Uma vertente mais complexa, o projetista solar, geralmente, é um engenheiro que quer criar suas próprias soluções em relação à captação de energia. Para isso, desenvolve novas tecnologias, testa designs, além de estudar o uso de outras combinações de material, a fim de projetar sistemas que tenham o máximo de eficiência na captação de energia solar e sua conversão em energia elétrica. 

Realizar instalação de sistemas 

Uma das etapas mais importantes da compra de painéis solares, a instalação é o que coloca o material para funcionar e gerar energia. Por isso, quem investe em se tornar profissional nessa carreira precisa não só conhecer materiais, como também aprender a lidar com outros fatores que importam na hora de colocar os painéis, como a viabilidade do espaço. 

As razões para ser um franqueado de energia solar 

Agora que você sabe como atuar no negócio solar, vale a pena olhar mais de perto as vantagens de algumas soluções, como as franquias. Saiba algumas delas a seguir! 

Modelo de negócio testado 

A franquia é um modelo de negócio que já foi estado. Por essa razão, ele antecipa e elimina alguns problemas que você poderia ter começando um negócio do zero. Isso porque o franqueador deve oferecer todo o suporte e know-how para que o franqueado inicie bem. Além disso, existe o poder da marca já estabilizada. 

Margem de lucro  

Na franquia, você pode trabalhar com diferentes margens de lucro, dependendo do formato com que trabalha. Além disso, sendo um negócio já conhecido, fica mais fácil entrar no mercado e iniciá-lo em uma região, alcançando maiores margens de lucro em um período mais curto. 

Diferentes modelos 

Uma franquia que oferece diferentes modelos exige orçamentos distintos para começar. Com isso, você pode iniciar mesmo com menos recursos e, posteriormente, migrar para algo maior. 

Com essas vantagens, a franquia se torna uma excelente opção para o mercado de energia solar. Nisso, você também pode escolher trabalhar com a maior rede de franchising do setor: a Solarprime.  

Atuando em todo o Brasil e contando com mais de 100 engenheiros para dar suporte ao seu negócio, os sistemas da Solarprime são homologados em todas as principais concessionárias do país, para atender a qualquer cliente seu. Além disso, você terá todo o suporte de marketing e know-how para atuar em diferentes formatos: desde o home office até a sua loja exclusiva Solarprime. Assim, poderá começar seu negócio solar com toda a estrutura necessária para o sucesso. 

Ficou interessado? Fale com a gente e descubra o melhor modelo de franquia para o seu negócio! 

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *