Se você tem uma franquia de energia solar fotovoltaica ou pretende abrir uma, precisa entender os pontos principais do assunto. Afinal, é por meio desse conhecimento que você pode explicar a seus clientes o porquê eles devem instalar um projeto de energia solar e aproveitar as suas vantagens.
Neste post, confira como a energia fotovoltaica funciona na prática. Saiba também dicas de como você pode explicá-la para os clientes. Boa leitura!
Afinal, como a energia solar fotovoltaica funciona?
Ao entender como a energia solar fotovoltaica funciona, mesmo não se responsabilizando por sua instalação, você pode transmitir mais autoridade para seus clientes e, inclusive, fechar mais vendas. Por isso, é fundamental dominar o assunto.
Para começar, é preciso entender como todo processo funciona na prática. Sendo assim, a energia solar fotovoltaica tem como fonte o sol e é a partir da emissão de seus raios, que os painéis fotovoltaicos os captam e geram uma corrente elétrica. Isso porque a luz solar colide com os átomos de silício do painel, o que leva a um deslocamento de elétrons e à formação de uma corrente elétrica.
A partir disso, ela passa pelo inversor do sistema, transformando sua corrente de contínua para alternada e podendo ser usada pela casa. Além disso, pelo sistema ser ligado à rede elétrica, o seu consumo é abatido nessa energia injetada na rede pelo sistema de créditos. Com isso, é possível diminuir a conta em até 95% e usar os valores excedentes em outros imóveis de mesma propriedade.
Como explicar energia solar fotovoltaica para seus clientes?
Explicar sobre o funcionamento de energia solar fotovoltaica pode ser um pouco complicado. Porém, existem pontos que você deve abordar para conseguir ajudar o cliente a entendê-la e fechar mais vendas. Veja a seguir!
Defina os tipos
Um ponto por onde você pode começar é explicando que existem três tipos de energia solar:
- fotovoltaica dos painéis que, por meio desse efeito, consegue gerar energia elétrica;
- energia térmica, que por meio do sol consegue aquecer líquidos;
- energia heliotérmica que aquece líquidos e usa o vapor produzido para movimentar motores.
Assim, seu cliente vai entender com qual você trabalha e pode compreender todo o processo de captação, até a geração de corrente e a conversão em créditos, que serão abatidos no sistema de seu imóvel.
Fale das vantagens
Outro argumento que não pode faltar em sua força de vendas é falar das vantagens de se ter a energia solar em casa ou na empresa. Nesse caso, as razões principais são:
- economia de até 95%;
- uso em outros imóveis de mesmo nome;
- geração em terrenos, telhados e qualquer outro local adequado;
- incidência alta de sol no Brasil;
- geração inclusive em períodos nublados;
- independência quase total da companhia elétrica;
- possibilidade de mudar os painéis para outra localidade ou cidade;
- duração dos painéis solares de mais de 20 anos;
- instalação e manutenção facilitadas;
- produção silenciosa;
- vantagens para instalações feitas em 2022, devido ao marco legal.
Explique sobre o local e o processo de instalação
Um ponto importante que os clientes gostam de saber é como se dá a instalação de um painel solar. Nesse caso, você pode informar que o engenheiro da empresa fará uma avaliação do local pretendido, indicando a melhor forma de instalação. Em seguida, definirá o projeto, pedindo a ligação do sistema à rede e fazendo sua homologação, depois de ter sido montado por profissionais.
Aborde o custo-benefício e o valor do investimento
Também é possível falar de como o custo-benefício é ideal para esse investimento. Aliás, sendo um valor relativamente alto, o fato do payback se dar de 3 a 7 anos, garante que os clientes possam ter cerca de 18 anos, pelo menos, de lucro em um sistema bem cuidado.
A energia solar fotovoltaica tem chamado a atenção de muitas pessoas, inclusive, para quem quer trabalhar com esse setor em uma franquia. Nesse caso, é muito importante que você entenda como ela funciona e possa explicar os pontos principais para seus clientes. Assim, além de passar mais credibilidade, você poderá fechar mais vendas e oferecer um melhor atendimento e suporte para o consumidor.
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