Como explicar a energia solar fotovoltaica para seus clientes? - Solarprime

Como explicar a energia solar fotovoltaica para seus clientes?

Como explicar a energia solar fotovoltaica para seus clientes?

Se você tem uma franquia de energia solar fotovoltaica ou pretende abrir uma, precisa entender os pontos principais do assunto. Afinal, é por meio desse conhecimento que você pode explicar a seus clientes o porquê eles devem instalar um projeto de energia solar e aproveitar as suas vantagens. 

Neste post, confira como a energia fotovoltaica funciona na prática. Saiba também dicas de como você pode explicá-la para os clientes. Boa leitura! 

Afinal, como a energia solar fotovoltaica funciona? 

Ao entender como a energia solar fotovoltaica funciona, mesmo não se responsabilizando por sua instalação, você pode transmitir mais autoridade para seus clientes e, inclusive, fechar mais vendas. Por isso, é fundamental dominar o assunto. 

Para começar, é preciso entender como todo processo funciona na prática. Sendo assim, a energia solar fotovoltaica tem como fonte o sol e é a partir da emissão de seus raios, que os painéis fotovoltaicos os captam e geram uma corrente elétrica. Isso porque a luz solar colide com os átomos de silício do painel, o que leva a um deslocamento de elétrons e à formação de uma corrente elétrica. 

A partir disso, ela passa pelo inversor do sistema, transformando sua corrente de contínua para alternada e podendo ser usada pela casa. Além disso, pelo sistema ser ligado à rede elétrica, o seu consumo é abatido nessa energia injetada na rede pelo sistema de créditos. Com isso, é possível diminuir a conta em até 95% e usar os valores excedentes em outros imóveis de mesma propriedade. 

Como explicar energia solar fotovoltaica para seus clientes? 

Explicar sobre o funcionamento de energia solar fotovoltaica pode ser um pouco complicado. Porém, existem pontos que você deve abordar para conseguir ajudar o cliente a entendê-la e fechar mais vendas. Veja a seguir! 

Defina os tipos 

Um ponto por onde você pode começar é explicando que existem três tipos de energia solar: 

  • fotovoltaica dos painéis que, por meio desse efeito, consegue gerar energia elétrica; 
  • energia térmica, que por meio do sol consegue aquecer líquidos; 
  • energia heliotérmica que aquece líquidos e usa o vapor produzido para movimentar motores. 

Assim, seu cliente vai entender com qual você trabalha e pode compreender todo o processo de captação, até a geração de corrente e a conversão em créditos, que serão abatidos no sistema de seu imóvel. 

Fale das vantagens 

Outro argumento que não pode faltar em sua força de vendas é falar das vantagens de se ter a energia solar em casa ou na empresa. Nesse caso, as razões principais são: 

  • economia de até 95%; 
  • uso em outros imóveis de mesmo nome; 
  • geração em terrenos, telhados e qualquer outro local adequado; 
  • incidência alta de sol no Brasil; 
  • geração inclusive em períodos nublados; 
  • independência quase total da companhia elétrica; 
  • possibilidade de mudar os painéis para outra localidade ou cidade; 
  • duração dos painéis solares de mais de 20 anos; 
  • instalação e manutenção facilitadas; 
  • produção silenciosa; 
  • vantagens para instalações feitas em 2022, devido ao marco legal

Explique sobre o local e o processo de instalação 

Um ponto importante que os clientes gostam de saber é como se dá a instalação de um painel solar. Nesse caso, você pode informar que o engenheiro da empresa fará uma avaliação do local pretendido, indicando a melhor forma de instalação. Em seguida, definirá o projeto, pedindo a ligação do sistema à rede e fazendo sua homologação, depois de ter sido montado por profissionais. 

Aborde o custo-benefício e o valor do investimento 

Também é possível falar de como o custo-benefício é ideal para esse investimento. Aliás, sendo um valor relativamente alto, o fato do payback se dar de 3 a 7 anos, garante que os clientes possam ter cerca de 18 anos, pelo menos, de lucro em um sistema bem cuidado. 

A energia solar fotovoltaica tem chamado a atenção de muitas pessoas, inclusive, para quem quer trabalhar com esse setor em uma franquia. Nesse caso, é muito importante que você entenda como ela funciona e possa explicar os pontos principais para seus clientes. Assim, além de passar mais credibilidade, você poderá fechar mais vendas e oferecer um melhor atendimento e suporte para o consumidor. 

Gostou do post e quer aprender mais? Continue acompanhado o blog da Solarprime

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *