Energia solar funciona à noite? Venha descobrir! - Solarprime

Energia solar funciona à noite? Venha descobrir!

Energia solar funciona à noite? Venha descobrir!

Que a energia solar é rentável e pode ser um ótimo negócio, você já deve saber. Mas você entende exatamente como ela funciona? Por exemplo, o que acontece em dias nublados ou se a energia solar funciona à noite? 

No post a seguir, descubra o que ocorre nessas situações e o que fazer quando faltar energia elétrica. Saiba também por que é fundamental você ter essas respostas e por que a franquia da Solarprime é uma excelente solução para você atuar no mercado de energia solar. Boa leitura! 

Afinal, como funciona um sistema de energia solar? 

Basicamente, um sistema de energia solar funciona por meio de painéis, que captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica. Como você tem a sua própria produção, em um sistema conectado à rede elétrica, ela gera créditos. Com isso, a companhia elétrica desconta esses valores em sua conta de energia, já que você não está usando o sistema tradicional o tempo todo e até produz um excesso que não é gasto por você, mas sim pela companhia; assim é possível economizar até 95% de sua conta de luz

Para que tudo isso ocorra, é preciso contar com uma boa captação de luz solar. Felizmente, isso não é difícil no Brasil, já que o país conta com incidência solar de 2.281 kWh/m²/ano, segundo o Atlas brasileiro de energia solar; potência suficiente para abastecer três vezes o consumo anual dos estados da Bahia e do Pernambuco. 

Além disso, outro detalhe importante é a correta instalação dos painéis solares. Afinal, instalá-los com a inclinação correta, longe de sombras, árvores e no melhor local de incidência solar de uma residência, garante o melhor aproveitamento dos equipamentos e da tecnologia. 

E quando não tem sol? 

Em dias nublados e chuvosos, a geração de energia continua acontecendo. Afinal, o sol continua ali, apesar do céu encoberto. Contudo, exatamente porque os raios solares não chegam plenamente aos painéis, a produção é comprometida, fazendo com que a eficiência do sistema, naquele momento, seja menor. 

O sistema de energia solar funciona à noite? 

Um ponto bastante importante para quem tem um sistema fotovoltaico, é saber se a energia solar funciona à noite. Basicamente, a resposta é não, pois a fonte principal, o sol, não está disponível. Porém, há uma solução. 

Um sistema on grid, como o da Solarprime, fica conectado à rede elétrica. Dessa forma, mesmo quando não há sol, você não ficará sem energia, pois a companhia consegue suprir essa falta. Assim, tanto à noite quanto em dias nublados e chuvosos, haverá geração de energia suficiente para abastecer a casa.  

Nesse caso, é importante entender que o sistema on grid é diferente do off grid. Isso porque o off grid é ligado a baterias, não à rede elétrica. Dessa forma, quando não há sol, ele usa essa energia acumulada na bateria. Porém, quando ela se esgota, ele para de funcionar. 

O que fazer quando faltar energia elétrica? 

Segundo a ABNT NBR IEC 62116, uma unidade que tenha um sistema com inversor — o equipamento que permite tornar a energia solar compatível com a rede elétrica, para uso em equipamentos conectados ao sistema — não pode ficar ilhada. Ou seja, se a energia elétrica for interrompida naquele local para todos os sistemas, o de energia solar também será afetado. Mas então, o que fazer? 

Uma solução é a tecnologia híbrida. Com ela, o sistema é on grid, mas conta com baterias. Assim, a unidade contará com três fontes. Assim, quando não há sol, as baterias podem repor a necessidade de energia. Dessa forma, a energia da rede só é usada como terceira opção, permitindo que a casa possa ter outras soluções, diante de um apagão. 

Por que é importante entender como funcionam os sistemas? 

Saber detalhes como se a energia solar funciona à noite é algo essencial para quem trabalha no setor de energia solar. Afinal, provavelmente, você vai atender clientes de diferentes regiões e com hábitos diversos. Por essa razão, não existe uma regra de instalação. Ou seja, para oferecer a melhor solução para o consumidor, é preciso considerar todos os fatores que podem favorecer ou influenciar no potencial de energia gerado em sua área.

Por exemplo, se o cliente vive em um bairro onde a queda de energia é frequente, a opção de sistema híbrido pode ser necessária, para que ele não fique sem energia e o que é gerado pelos painéis solares seja melhor aproveitado. Nesse caso, deve-se incluir não só a estrutura de painéis, mas também de baterias, o que pode determinar um valor maior para o sistema. 

Já no caso de um local com plena estrutura elétrica, o sistema on grid é suficiente. Em comparação ao primeiro cliente, o valor final do projeto pode ser menor.

Por que escolher a Solarprime? 

Agora que você viu se a energia solar funciona à noite e conheceu soluções para atender clientes, pode conhecer as vantagens de investir nas franquias da Solarprime

Em termos de atuação, contemplamos todos os tipos de projetos: 

  • residenciais; 
  • rurais; 
  • comerciais; 
  • industriais. 

Dessa forma, você consegue oferecer sistemas de painéis solares com a tecnologia on grid para todos os tipos de clientes. Além disso, contamos com a especialização de ser a maior rede de franquias de energia solar do Brasil, com uma equipe de mais de 100 engenheiros e sistemas homologados em todas as concessionárias, para que seus clientes sejam atendidos corretamente e contem com o respaldo da energia elétrica, mesmo à noite ou em dias nublados. 

Para quem investe no setor, uma grande dúvida é se a energia solar funciona à noite. Com o sistema on grid, a resposta é sim, já que a concessionária de energia elétrica supre a falta de sol, diferente do sistema off grid. Nesse caso, mesmo em dias nublados e chuvosos, também há vantagem de não faltar energia. Assim, a menos que haja um problema de abastecimento frequente em toda a rede, sendo necessário um sistema híbrido, os clientes sempre contarão com a disponibilidade de energia e podem aproveitar todas as vantagens da fonte solar. 

Gostou das vantagens do on grid e quer aproveitar a rentabilidade do sistema pela franquia de energia solar? Fale com a gente

 

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *