Energia solar na construção: entenda mais sobre essa tendência!

18/10/2022 | Energia Solar

Com o avanço das tecnologias de painéis solares, além do ótimo potencial de incidência no Brasil, os sistemas fotovoltaicos interessam cada vez mais pessoas. Além disso, também há uma grande pressão para que as cidades apliquem soluções sustentáveis em edificações. Por isso, a energia solar na construção não só se tornou comum, mas virou uma necessidade para projetos residenciais e comerciais. Mas você sabe quando e como usá-la da melhor forma para eles?

Neste post, entenda o que é necessário para usar energia solar na hora de construir. Veja também quais as vantagens de aderir a ela. Boa leitura!

Energia solar na construção: o que é preciso para usá-la?

No infográfico n°47, de setembro de 2022 da Absolar, os dados acumulados apontam que o Brasil já chegou a 18,6 GW operacionais. Desses, 68% provém da geração distribuída, o que torna a energia solar fotovoltaica responsável por 9.1% da matriz energética do país. Já dentre os números de sistemas dessa modalidade, os setores residencial, comercial e serviços somam juntos 90.4%.

Dessa forma, com o maior interesse por aplicar a energia solar em casas, edifícios e outros tipos de imóveis, a energia solar na construção se transformou em uma tendência nos últimos anos, que só tende a crescer. Mas para atendê-la, é preciso saber usar essa energia no processo.

O uso de energia solar na construção

Seja pela decisão de um cliente ou pela escolha de uma construtora, a energia solar é uma ótima solução. Afinal, ela promove a economia para quem for usar o imóvel e atende às necessidades de sustentabilidade.

Isso porque seu uso ocorre de diversas maneiras. Por exemplo, ela pode atender à demanda de energia de todo o lugar, bem como ser usada em outras aplicações específicas. Por exemplo, ela pode sustentar bombas de reuso de água, para que um condomínio use esse recurso para lavar áreas externas, ou uma fazenda, para regar hortas. Já em uma casa, ela também pode atender a iluminação do jardim, bem como aquecer a piscina.

Independentemente de quais sejam as aplicações da energia solar, é necessário planejamento. Para isso, é possível encontrar duas soluções. A primeira é ter a construção completamente acabada. Assim, os engenheiros podem saber quantas águas tem no telhado, qual é sua inclinação, bem como orientação, além de muitos outros detalhes que determinam o correto uso do sistema.

Já na segunda solução, esse planejamento pode ser feito junto com o projeto de construção. Nesse caso, a vantagem é que é possível ajustar as decisões do projeto arquitetônico e elétrico para o uso de um sistema fotovoltaico. Nesse momento, diversos aspectos deverão ser considerados. Por exemplo:

  • o material do telhado que possa suportar as placas;
  • as vigas que possam sustentar todo o sistema;
  • o melhor local para instalação de placas e inversor;
  • a inclinação e orientação do telhado que, de preferência, deve ser voltado para o norte e ter a mesma latitude da cidade;
  • a incidência de sombras que possam atrapalhar o máximo aproveitamento do sol;
  • o quadro de distribuição que deve ser adequado para suportar a injeção de energia na rede;
  • o projeto elétrico que deve atender às necessidades futuras do imóvel.

Dessa forma, embora não se saiba exatamente qual é o consumo que a casa ou edifício tem, é preciso fazer previsões mais próximas possíveis da realidade. Assim, é possível preparar cada detalhe da construção, sem precisar alterar nada depois.

Nesse caso, basta somar tudo o que é previsto no projeto. Por exemplo, se é uma casa com três suítes e um banheiro social, deve-se contar quatro chuveiros, além de outros eletrodomésticos que possam determinar um maior uso de energia. Aliás, é possível obter essas informações precisas com os próprios clientes.

A importância do planejamento

É essencial fazer um bom plano para a energia solar na construção, porque não é possível instalá-la durante a obra. Isso porque, se o projeto elétrico ainda nem está pronto, não seria seguro e nem ideal adiantar a parte da energia solar. Nesse caso, a elétrica é uma das últimas etapas da construção e a energia solar é depois dela.

Assim, outros problemas também são evitados. Afinal, ter peças de alto custo, como os painéis solares, em um canteiro de obras, pode ser arriscado e dar margem para roubos. Já com a elétrica conectada à rede de distribuição, logo que o sistema for instalado já é possível aproveitar seus créditos.

Por que usar a energia solar na construção?

Existem muitas razões para você usar a energia solar na construção. A seguir, confira algumas delas e saiba por que beneficia pessoas e empresas!

Otimização de recursos

A economia na conta de luz com um sistema de painéis solares pode chegar a 95% por, pelo menos, 25 anos. Mas além disso, a economia também se dá numa melhor otimização de recursos durante a construção.

Afinal, a obra pode ficar mais barata com um projeto mais eficiente e sustentável, bem como diminuir gastos se a própria construtora usar a energia solar durante a obra, por exemplo, abastecer equipamentos e ferramentas com baterias de energia solar.

Valorização da construção

A valorização de um imóvel é uma das razões para que muitas pessoas queiram ter essa tecnologia em suas casas. Aliás, isso se dá de forma mundial.

Por exemplo, no relatório Planning for PV – The Value and Cost of Solar Electricity, desenvolvido pela National Renewable Energy Laboratory (NREL), dos Estados Unidos, um dado chama a atenção. Segundo o Appraisal Journal, a cada um dólar reduzido na conta de energia, vinte aumentariam na avaliação do imóvel.

Assim, com o crescimento exponencial da energia no Brasil e a redução dos sistemas, além de uma maior conscientização ambiental, é possível entender que a energia solar na construção se torna cada vez mais valorizada, o que vai influenciar ainda mais na valorização.

Diferencial para construtoras

Para as construtoras, fazer projetos já com energia solar, além de usá-la em seus próprios canteiros de obras, é uma forma de se destacar em seu mercado. Afinal, para quem busca empresas ecologicamente responsáveis e a redução de gastos, a energia solar na construção é a solução ideal.

Segurança

Além da clara redução dos custos, a energia solar em um imóvel garante sua segurança e independência. Afinal, além de diminuir o risco de apagões, ela também torna o imóvel mais independente do uso da rede elétrica. Com isso, seu proprietário pode poupar e tomar melhores decisões sobre o uso de seu dinheiro.

A energia solar na construção segue várias tendências. Isso porque ela se destaca na construção verde das sociedades sustentáveis. Assim, se torna essencial em condomínios solares e em projetos individuais. Além disso, tem se tornado cada vez mais barata, com o aumento do interesse e da evolução da tecnologia, com componentes melhores e acessíveis. Dessa forma, quem quer usá-la deve garantir um bom planejamento. Além disso, precisa de uma empresa de confiança para a instalação e manutenção do sistema durante as próximas décadas.

Quer saber como a Solarprime pode ajudar os seus projetos a serem mais sustentáveis e aproveitarem o melhor da energia solar? Fale com a gente!