Muito se fala na importância de reduzir a emissão de co2 no mundo. Afinal, um dos principais causadores do efeito estufa pode gerar uma série de consequências negativas, que podem colocar a sustentabilidade do planeta em risco. Aliás, tomar ações para diminuir sua produção é tão importante, que hoje muitas empresas já assumiram a causa com ações na prática. Você sabia que uma delas é usar a energia solar?
Neste post, saiba como a emissão de co2 nos afeta diariamente e como a energia solar é capaz de reduzi-lo. Além disso, confira as vantagens que ela pode trazer para a sociedade e como investir nessa solução. Boa leitura!
Emissão de co2: o que é e quais seus efeitos para o mundo?
O gás carbônico, ou dióxido de carbono, é um gás encontrado na Terra, principalmente como produto da nossa respiração. Mas além disso, ele também é produzido pela queima de matérias orgânicas, por exemplo, o petróleo e o carvão na geração de energia. Assim, quando sua emissão é em excesso, ele traz consequências negativas para o Meio Ambiente.
- Efeito estufa: é quando a radiação solar, que deveria retornar para a atmosfera, fica presa pelos gases, fazendo com que a temperatura do planeta aumente.
- Poluição do ar: quanto mais co2 na atmosfera e maior o desmatamento, pior a qualidade do ar que respiramos.
- Chuvas ácidas: quando gases da poluição, como dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio, mesclam-se com água. Ao chover, eles se transformam nos ácidos sulfúrico e nítrico, que prejudicam lavouras, florestas e rios.
Como a energia solar pode reduzir a emissão de co2?
Como o planeta precisa de energia para funcionar, a alternativa mais defendida é que se substitua o uso de matéria fóssil por opções mais limpas. Afinal, em sua geração, elas não produzem co2, ou seja, no caso da energia solar, ao usar os raios do sol para gerar energia, nenhum gás é gerado. Com isso, ela é uma das principais fontes a serem exploradas agora e no futuro para substituir as tradicionais.
A viabilidade da energia solar
A energia solar se tornou tão importante porque é uma opção viável para todos. Ou seja, tanto empresas, quanto governos e também pessoas em suas residências, podem adotá-la. Afinal, tornando-se mais acessível e popular, ela é a tecnologia mais disponível. Pois, embora de forma diferente, todos os lugares do mundo recebem o sol, mesmo que em parte do ano. Dessa forma, quanto mais pessoas a adotarem, menor ainda vai ser a emissão de co2.
Quanto ao seu funcionamento, é tudo muito simples. A partir da instalação de um sistema, como o fotovoltaico, em seu telhado, quintal ou terreno, cada placa recebe a incidência solar. Com isso, um aparelho chamado inversor solar converte essa energia em corrente alternada. Assim, ela chega até o quadro central, de onde é distribuída na voltagem correta para o uso em casa.
Diante disso, usar a energia solar é uma maneira de diminuir drasticamente a emissão de gás carbônico, reduzindo todos os seus efeitos negativos e melhorando a qualidade do ar, no processo chamado descarbonização. Aliás, essa fonte tem sido tão popular, que já há alguns anos é usada e começa a dar resultados.
Segundo a ABSOLAR, em 10 anos de geração no Brasil, a energia solar evitou a emissão de mais de 25,7 milhões de toneladas de co2. Nesse sentido, espera-se que até 2050, ela seja a maior fonte de energia no Brasil, o que vai reduzir ainda mais a geração de gases tóxicos.
Quais as vantagens da energia solar na redução de co2?
Como você viu, a energia solar tem um ótimo potencial para resolver o problema das emissão de co2. Inclusive, ela pode ser usada em qualquer lugar do mundo. Porém, o Brasil apresenta características especiais. Afinal, é um país tropical.
Isso significa que a maior parte do território tem boa incidência solar o ano inteiro. Com isso, a geração de energia pode ser constante e rentável. Assim, dá para aproveitar muitas vantagens dessa tecnologia.
Ajuda na conservação da Terra
O benefício mais claro de usar a energia solar está na conservação da Terra. Já que ela pode substituir os combustíveis fósseis, usados no mundo inteiro para gerar energia, seus efeitos nocivos também são reduzidos e, com algum esforço, podem até ser zerados no futuro.
Assim, os diferentes ecossistemas tornam a se equilibrar, e cada pessoa pode colaborar para reduzir sua pegada de carbono. Ou seja, a marca que seu estilo de vida deixa na Terra, em termos de emissão de carbono.
Melhora a marca da empresa
Para quem tem uma empresa, usar a energia solar não é só uma forma de diminuir os custos da conta de luz. Afinal, numa época em que os consumidores estão mais atentos, qualquer organização que tiver iniciativas sustentáveis, pode chamar a atenção.
Dessa forma, ao criar ações concretas em prol do Meio Ambiente, muitas marcas podem melhorar seu posicionamento no mercado, e diante de seus clientes, por colaborar com a conservação do planeta.
Traz menos custos
Os custos de ter o seu próprio sistema fotovoltaico reduziram drasticamente na última década. Hoje, o payback pode ser entre 4 a 7 anos, dependendo do tamanho de seu sistema e de sua capacidade de geração.
Além disso, a redução na conta de energia é de até 95%, o que faz com que empresas e consumidores com contas altas, consigam diminuir seus gastos. Outra vantagem, é que os sistemas exigem pouca manutenção e podem durar, pelo menos, 25 anos, quando bem cuidados.
Como investir em energia solar?
Investir em energia solar é fácil e você pode aproveitar muitas vantagens, além de reduzir a emissão de co2 no planeta. Para isso, seja em sua casa, fazenda ou empresa, basta encontrar uma boa parceria, que possa fazer o seu projeto e contar com equipamentos de qualidade. Assim, você pode aproveitar o melhor potencial de seu sistema e converter melhor a energia, a fim de usá-la em todas as suas necessidades.
A emissão de co2 no mundo é alta e já se tornou um assunto sério. Afinal, além de trazer desequilíbrio aos ecossistemas da Terra, ela influencia no efeito estufa e piora a nossa qualidade de vida. Felizmente, existem formas de reduzir esses gases nocivos, principalmente em uma das atividades que mais o geram: a produção de energia. Nesse caso, soluções limpas, como a energia solar, podem rever o cenário negativo em que vivemos. E o melhor, esses tipos de sistemas podem ser usados por todos: desde empresas até pessoas como você!
Gostou do post? Deixe seu comentário e conte onde você pretende instalar o sistema de energia solar para reduzir gastos e ajudar a Terra.