Mudanças climáticas: entenda a relação com a energia solar!

13/04/2023 | Energia Solar

[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]As mudanças climáticas são um dos fatores que mais preocupam a humanidade. Segundo a BBC, a temperatura da Terra aumentou 1,09 graus, só na última década.

Pensando nisso, é fundamental encontrar formas de diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, e uma excelente alternativa é apostar na energia solar.

Entenda como a instalação de painéis fotovoltaicos pode significar economia para o seu bolso, além de contribuir para a continuidade da vida no planeta.

Neste post, você verificará também como funciona a geração de eletricidade proveniente do sol, como isso ajuda na redução de CO² na camada de ozônio e colabora para outros fatores climáticos.

Veja também de que forma a energia limpa contribui para seus negócios: aumentando o lucro, economizando dinheiro e melhorando seu marketing.

Como funciona a energia fotovoltaica?

No momento em que este post é escrito, a tecnologia mais avançada são os famosos painéis de energia fotovoltaica. Tratam-se de placas que captam os raios do sol.

A composição desses materiais é basicamente de silício, que é um semicondutor de eletricidade e, quando os raios de sol batem nesse mineral, os elétrons presentes ali são agitados

Na sequência, eles se convertem em carga negativa e se deslocam para um lado da placa, enquanto a energia positiva permanece do outro lado. Ao conectar fios às placas, o magnetismo atrai essa carga em forma de eletricidade.

Segundo o National Geographic, cada painel de 1m² produz até 250 watts de energia. Assim, poucas placas solares são o suficiente para gerar energia para uma residência. Ainda segundo o NatGeo, o consumo de energia solar — ou energia verde, como também é conhecida — representa uma economia de cerca de 90% na conta de luz.

Como a energia solar ajuda nas mudanças climáticas?

Entre as formas de produção de energia, a solar é uma das que menos geram emissão de CO² (gás carbônico). Logo, seus danos ambientais são mínimos. Esse fator contribui para a redução do aquecimento global. Já que o CO² é um dos gases que mais agridem a camada de ozônio.

Outro fato interessante é que o sol é considerado uma fonte ilimitada de energia. Diferentemente do petróleo (usado em termelétricas), os raios solares não se esgotarão tão cedo. Dessa forma, a energia proveniente do sol é uma fonte renovável e limpa de luz. A única preocupação da ciência nesse caso é o descarte das placas solares, visto que são lixo eletrônico.

Entretanto, de acordo com a Época Negócios, já existem formas de reciclar os painéis solares, resolvendo esse contratempo na produção de força renovável. Veja, a seguir, outros benefícios que a energia verde traz.

Economia de água

No Brasil, uma das fontes de energia mais consumidas pela população é a hidrelétrica. Com a captação de energia solar, haverá grande economia de água que é um recurso tão essencial para a nossa sobrevivência.

Emissão de gases tóxicos

Assim como o CO², mencionado há pouco, outros gases são gerados pela queima de materiais. Diversos químicos são extremamente tóxicos para os seres vivos. É o caso da queima de carvão e outros materiais nas termoelétricas.

Com a implementação da energia fotovoltaica, essa queima de materiais simplesmente não acontece. Então pode ser considerada uma fonte de eletricidade limpa.

Sustentabilidade

Essa é praticamente uma junção dos tópicos anteriores. Como a energia elétrica proveniente do sol não polui nem a água e nem o ar, contribui para a sobrevivência de todo o planeta.

Vale lembrar que esse consumo não utiliza nenhuma outra fonte, assim há mais garantia de sempre ter eletricidade.

Por que investir em energia verde?

Até aqui você conheceu as vantagens coletivas desse consumo. Veja agora como o projeto de energia solar pode ajudar em seu bolso.

Existem duas formas de consumir a energia do sol: a on grid e a off grid. A primeira é conectada à rede elétrica. Ao passo que a segunda é autônoma, ou seja, independe da rede de transmissão.

Créditos on grid

Nesse consumo, a unidade geradora pode injetar a eletricidade solar excedente no SIN — Sistema Interligado Nacional. A energia limpa que foi gerada a mais no sistema fotovoltaico “se mistura com os outros tipos de energia elétrica” e corre pela rede.

A produção de energia solar aqui é totalmente rastreável. Se você não a utilizar completamente, ela é automaticamente enviada para a rede local da distribuidora. Esse excedente é convertido em créditos, podendo ser abatido da sua fatura já no próximo mês, e você só paga o que utiliza.

Geração off grid

Nesse modelo, o custo de instalação é um pouco maior, principalmente por causa das baterias de backup, uma vez que o sistema é autônomo da rede elétrica.

Economia nas tarifas

Já foi mencionado a redução de até 90% no total da fatura de energia. Outro benefício é você não ser refém das grandes redes de distribuição. Afinal quem tem energia renovável não precisa se preocupar com as bandeiras tarifárias que alteram o valor da conta de acordo com a escassez de recursos.

Baixo custo de manutenção

Os painéis solares têm vida útil de até 25 anos e não precisam de muitos cuidados além de uma limpeza periódica, que é simples de se realizar.

Marketing verde

Os gestores podem aproveitar a vantagem desse consumo de energia. Ao utilizarem o marketing verde na divulgação da empresa, podem atrair mais clientes e investidores.

Finanças

Já foram mencionadas muitas formas de economia para o seu bolso. Saiba também que, apesar do investimento inicial, a energia fotovoltaica é algo que se paga ao longo do tempo, a curto ou médio prazo, dependendo da sua região.

Esse consumo já é uma realidade, tanto para residências como para empresas. Assim, bancos liberam crédito mais facilmente para o financiamento desse setor.

Com base no que foi apresentado, a energia solar é uma das soluções sustentáveis que contribuem positivamente para as mudanças climáticas do planeta. Dessa forma, apostar em energia solar é algo que traz benefícios tanto para empresas quanto para as residências.

Devido a alta capacidade de produção, bastam poucos painéis para sustentar uma casa. Então, aposte nessa alternativa de consumo e economize, tudo isso enquanto melhora a qualidade de vida do planeta.

Deseja saber mais sobre essa alternativa de geração de energia? Gostaria de lucrar enquanto economiza? Então, entre em contato agora com a Solarprime e tire todas as dúvidas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]