Quais os impactos da pandemia para o futuro do mercado de franquias? - Solarprime

Quais os impactos da pandemia para o futuro do mercado de franquias?

Quais os impactos da pandemia para o futuro do mercado de franquias?

Ao longo de 2020, e ainda em 2021, a pandemia de COVID-19 interferiu seriamente nos diferentes setores econômicos. Com o mercado de franquias não foi diferente. Diante da incerteza global, além das medidas de restrição e poder de compra do consumidor, o setor teve queda de 10,5% em 2020, sendo cerca de 4 mil unidades fechadas. 

Porém, o cenário tem mudado para uma situação mais favorável. Confira no post a seguir quais são as expectativas futuras para o mercado de franquias e por que ainda vale a pena investir nelas. Veja também por que a Solarprime pode ser a sua franquia ideal. Boa leitura! 

Como a pandemia impactou o mercado de franquias? 

De forma geral, a pandemia interferiu em diferentes aspectos, tornando a situação de empresas franqueadas bastante difícil em 2020. 

Além da queda nas vendas, devido à perda de poder de compra e às medidas de restrição, que mantiveram os consumidores em casa, também ocorreram outros tipos de problemas, como no abastecimento de estoque, que dificultaram os negócios. 

Segundo a Pesquisa de Desempenho de 2021, da ABF, referente ao 1º trimestre, tanto o índice de confiança empresarial, quanto o do consumidor, caíram no período do ano passado e ainda estava baixo no começo do ano. Contudo, o primeiro trimestre começou com boas expectativas de recuperação, gerando um aumento de 11% no faturamento, comparado ao mesmo período de 2020.

Porém, nessa época, devido às novas ondas da pandemia, outras medidas de restrição foram adotadas, o que novamente interferiu no índice de crescimento. Na pesquisa com 252 entrevistados, foi identificado que 50% dos participantes tiveram um impacto maior que 10% no faturamento de março. 

Entre os setores, entretenimento, hotelaria e turismo têm sido os mais afetados, sofrendo sérias baixas devido às restrições. Porém, outros segmentos, como Saúde, Beleza e Construção têm visto um crescimento positivo. Neste último, por exemplo, ocorreu um aumento de 4,9% em unidades franqueadas em um prazo de 1 ano. 

Já em termos de abertura e fechamento de unidades de franquias, apesar da situação, o resultado foi positivo, mesmo em 2020. No 1º trimestre de 2020, o saldo positivo foi de 1%, já no mesmo período, em 2021, foi de 1,9%. 

Quais as expectativas para o mercado de franquias no futuro? 

Apesar do impacto considerável no mercado de franquias, ainda há muito o que esperar do futuro deste modelo de negócio. 

Ainda segundo o relatório da ABF, em termos de medidas, a maioria das ações que poderiam ser tomadas, como o foco em vendas online e entregas, já foram implementadas pelas redes. Com isso, os resultados esperados para 2021 são: 

  • aumento de 8% no faturamento; 
  • crescimento de 4% das redes de franquias e de 5% de suas unidades; 
  • geração positiva de 5% de empregos. 

Outra tendência que se mostra interessante no mercado de franquias, é o crescimento considerável do modelo home based. No relatório, é apontado que, em 2019, ele correspondia a 6,7% das unidades. Já em 2020, 7,1%. Por fim, em 2021, o formato corresponde a 10,3% das unidades de franquias. 

Além disso, é importante notar o aumento no interesse por empreender. Segundo André Friedheim, presidente da ABF, os juros mais baixos e a falta de perspectiva em diversos setores colaboraram para que as pessoas decidissem criar o seu próprio negócio.

Nesse caso, identificou-se que jovens entre 18 e 24 anos têm mostrado interesse no setor, bem como pessoas com mais de 65 anos; conforme análise de buscas feita pelo Portal do Franchising.

Afinal, ainda vale a pena investir em franquias? 

Diante desse cenário favorável, além do crescente interesse por novos modelos de negócio e empreendimento, especialmente os já estruturados, pode-se dizer que ainda vale a pena investir no mercado de franquias. 

Aliás, com o surgimento de novas políticas de crédito, focadas nesses novos empreendedores, tem se tornado mais fácil conseguir meios para empreender. 

Além disso, as franqueadoras também têm tomado medidas para não só se adaptar à pandemia, mas para contorná-la. Um exemplo são os novos formatos, como o modelo home office da Solarprime. 

Nele, o franqueado não precisa fazer altos investimentos em estrutura, podendo funcionar de sua própria casa. Dessa forma, evita despesas com aluguel e colaboradores, sem comprometer o sucesso do negócio, já que poderá contar com todo o suporte da marca. 

Já em relação a investimentos maiores, a Solarprime também oferece outros modelos de negócio, como: 

  • Business In: ideal para lojas e espaços comerciais já existentes, que querem ter mais de um negócio. 
  • Business Partner: ideal para o franqueado que quer fazer parceria com um lojista. 
  • Premium: o franqueado terá um ponto comercial exclusivo para a franquia. 

Por que escolher uma franquia da Solarprime? 

Mas afinal, por que escolher um modelo de franquia da Solarprime? A resposta está nas diversas vantagens que podemos oferecer como marca, bem como o crescimento exponencial do setor de energia solar: 

  • o modelo já foi testado e aprovado por outros franqueadores; 
  • a Solarprime é a única franquia de energia solar no TOP 10 de microfranquias da ABF; 
  • a geração distribuída no Brasil corresponde a 4,4 GW e tem expectativa de crescimento de 90% em 2021; 
  • a energia solar é sustentável e considerada um dos negócios do futuro
  • até 2030, o Brasil deve contar com 8,8 milhões de instalações; 
  • a Solarprime é a maior rede de franquias de energia solar do Brasil, com mais de 370 unidades; 
  • a franquia de energia solar atende diversos nichos de mercado: desde o rural até o industrial; 
  • é um setor com alta viabilidade
  • a Solarprime oferece toda a estrutura para você vencer os desafios de abrir uma empresa e já começar na frente. 

A pandemia de COVID-19 alterou o mundo como conhecemos. Diante de tanta incerteza, o setor econômico sofreu fortes abalos, inclusive o mercado de franquias. Porém, mais de um ano depois dos primeiros impactos, as expectativas têm sido positivas em relação à retomada econômica, bem como ao crescimento de certas áreas, que se mantiveram firmes durante a crise, como a de energia solar. Dessa forma, o investimento em uma franquia especializada pode ser a maneira ideal de você empreender, bem como aproveitar os resultados positivos do setor.

Interessou-se pelo mercado de franquias e pelas vantagens do setor de energia solar? Entre em contato com a gente

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *