Perfil do consumidor de energia solar: o que você precisa saber

11/12/2020 | Energia Solar

[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]O crescimento do setor de energia fotovoltaica desperta o interesse das empresas em comercializar essa tecnologia. Com mais opções surgindo no mercado, é preciso que o empreendedor conheça bem o perfil do consumidor de energia solar, para se destacar e promover o seu negócio.

Isso porque o aumento no número de pessoas gerando a própria eletricidade é cada vez maior, principalmente, por causa das altas tarifas energéticas e preocupação com o meio ambiente. Porém, cada grupo tem suas próprias necessidades.

A seguir, confira alguns tipos de consumidores e veja as suas características, para atendê-los melhor. Boa leitura!

Qual o perfil do consumidor de energia solar?

Existem diferentes tipos de unidades consumidoras de energia, e elas são classificadas em dois grupos.

O primeiro é o de alta tensão, formado geralmente por indústrias e comércios de médio ou grande porte. Já o segundo é o de baixa tensão, que abrange consumidores residenciais, rurais e as demais classes consumidoras, além da iluminação pública.

Segundo o relatório da Absolar de agosto de 2023, esses diferentes perfis da geração distribuída correspondem a 70% da potência instalada de energia solar no Brasil. Uma marca que já alcança os 23,3 GW.

Sendo assim, considerando a grande fatia e importância que esses consumidores têm, para os vendedores poderem definir a melhor estratégia e prospectar mais clientes, é fundamental conhecerem todas as características desses grupos, além de suas dores e demandas. A seguir, veja mais sobre eles!

Indústrias

A indústria é um tipo de consumidor de energia solar em que vale a pena ficar de olho. Isso porque esse tipo de empresa tem três grandes motivos para usar sistemas fotovoltaicos.

O primeiro deles é o grande gasto de energia para suas linhas de produção. Sendo assim, ter uma fonte alternativa de complemento, ou mesmo um sistema que cubra grande parte do gasto, ajuda muito a reduzir a conta de energia.

Com isso, é possível usar recursos em outras áreas necessárias. Aliás, o fato de a indústria ter bastante espaço colabora para a instalação de vários painéis em suas coberturas, fábricas e barracões.

O segundo motivo está relacionado ao fato de que ser sustentável é uma cobrança crescente. Por isso, para cumprir princípios de ESG, a indústria pode adotar a energia solar como uma solução.

Dessa forma, considerando que o segmento hoje corresponde a 1,6% do número de sistemas e 7% da potência instalada, conforme o relatório da Absolar, existe muita possibilidade para alcançar clientes.

Por fim, o terceiro motivo é que existe a possibilidade de instalar sistemas híbridos. Nesse caso, se uma fábrica depende completamente de energia e ocorre um apagão, ela para. Porém, se tiver energia solar com sistemas híbrido ou off-grid, é possível usar energia solar em baterias para manter algumas atividades funcionando.

Comércio

Correspondendo a 10,8% do número de sistemas e 28,1% da potência instalada no relatório da Absolar, o setor de comércio se beneficia de diferentes formas ao ser um consumidor de energia solar.

Isso porque ela se adequa tanto a empresas de grande quanto de pequeno porte. Além disso, dependendo da quantidade e tipos de equipamentos, a energia fotovoltaica pode suprir toda a necessidade da empresa, o que gera uma conta de energia mais barata.

Outro fator é que, considerando que os sistemas duram até mais de 25 anos, o benefício se estende a longo prazo para o empresário.

Residências

No relatório da Absolar, as residências ocupam 49,1% da potência instalada e 78,5% dos sistemas, tornando-a o grupo mais atraente.

Isso se dá não só pelos benefícios, como a independência e o uso de créditos de energia, mas também porque colocar energia solar traz outros benefícios, como a valorização de um imóvel.

Além disso, com os equipamentos mais acessíveis, mais pessoas passaram a entender a importância de se tornar um consumidor de energia solar para também apoiar a sustentabilidade.

Rural

Com 14,7% de potência instalada e 8,7% dos sistemas, conforme os dados da Absolar, o segmento rural também considera a energia fotovoltaica como uma possibilidade de suprir suas demandas.

Nesse caso, o segmento conta com grandes áreas nas quais os painéis podem ser instalados, o que é uma vantagem, inclusive para a conexão dessa tecnologia com outras, a fim de otimizar a produção, como na irrigação.

Outro motivo de por que a energia solar no segmento rural oferece várias oportunidades de negócio, é que muitos desses locais ficam em áreas remotas. Assim, desde o pequeno produtor até a grande fazenda, as pessoas podem aproveitar a fonte solar como uma solução para a falta de energia e a modernização das propriedades e do trabalho agrário.

Transporte

O segmento de transporte não está excluído dos benefícios de se tornar um consumidor de energia solar.

Em meio a discussão sobre sustentabilidade, incentivo ao uso do transporte público e novas tecnologias, como os ônibus elétricos, a fonte solar pode vir como uma solução para pessoas e empresas.

Afinal, usar a energia convencional em um veículo elétrico pode não ser uma opção vantajosa em termos de custo, ou ainda, acessível. Portanto, a energia solar é uma opção para transformar a indústria automotiva, e criar máquinas que usam essa fonte mais barata.

Dessa forma, sendo uma indústria de alta demanda, o investidor em energia solar pode aproveitar o segmento para investir em desenvolver e vender soluções inovadoras.

Assim, além de favorecer o maior acesso a veículos solares, também é possível contribuir para um transporte mais limpo, já que não é necessário o uso de combustível tradicional, como a gasolina.

Setor público

Por fim, o setor público, que compreende o uso no poder público, serviços públicos e iluminação pública, é o menor segmento, com pouco mais de 1% da potência e menos que isso no total de sistemas.

Apesar disso, ele é um tipo de consumidor de energia solar em potencial, que pode favorecer vários negócios. Nesse caso, a empresa pode começar se preparando para participar de editais públicos.

Podemos concluir que o perfil do consumidor de energia solar está mudando, conforme a tecnologia avança e a sociedade se torna mais consciente. Por isso, pesquise o mercado, analise as particularidades do seu público-alvo e conheça outros nichos, a fim de garantir o sucesso e a eficiência para o seu negócio.

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