Independentemente de seu ramo, toda empresa precisa ter uma presença online para alcançar mais clientes. É nesses espaços que você pode atrair pessoas mais distantes, que normalmente nunca ouviriam falar da sua marca. Por isso os perfis em redes sociais para negócios já se tornaram algo bastante comum.
Porém, mais do que ter esses perfis criados, é importante que eles sejam construídos da forma certa. Afinal, essa será a primeira impressão que muitos potenciais clientes terão do seu negócio.
Veja aqui algumas dicas para criar um perfil de sucesso nas redes sociais para negócios.
Defina a persona da sua empresa
A persona é uma representação aproximada do que seria seu cliente ideal. É um personagem fictício que tem uma idade, nome, ocupação, localização e preferências próprias. Essa ferramenta é muito útil na hora de definir estratégias e planejar seu perfil, pois te dá uma ideia mais clara do tipo de pessoa com a qual você quer estabelecer contato.
Qualidade é melhor que quantidade
Na hora de montar um perfil em uma rede social para negócios, é sempre bom lembrar que cada site tem seu próprio perfil de usuário. Ou seja, nem todas elas são ideais para o seu produto ou serviço. É melhor ter alguns perfis bem curados e administrados do que vários deles sem receber a devida atenção.
Foque em conteúdo relevante
Outro ponto que muitos empreendedores esquecem é de pensar em quais postagens são mais úteis para seus clientes. Todas elas devem ter um objetivo claro, como educar sua audiência, compartilhar uma informação útil ou fazer uma oferta de valor que facilita ao enviar sua proposta. Se você fizer postagens com pouca relevância, dificilmente conseguirá engajamento.
Estabeleça um relacionamento com seu público
Mais do que vitrines para seu produto, as redes sociais para negócios devem ser um canal para manter contato com seus clientes. Estabelecer esse diálogo te dá mais oportunidades tanto para oferecer seus produtos quanto para coletar feedback sobre seu público. Algo muito importante para o crescimento do seu negócio.
Use imagens e vídeos para complementar as suas postagens
O tempo de atenção do público atualmente é bem curto, principalmente devido à abundância de informação circulando online a todo momento. Por isso é recomendado usar imagens e vídeos para chamar a atenção dos seus clientes em potencial. Depois disso, é mais fácil passar a mensagem e fortalecer sua marca no mercado.
Consistência é a chave
Outro elemento importante para o sucesso das redes sociais para negócios é a consistência na postagem. Não quantidade, mas garantir que a regularidade seja mantida. Novamente, a frequência ideal de postagens pode variar de uma rede social para outra.
Acompanhe seus resultados
Claro, é bem difícil obter melhores resultados quando você não tem ciência do seu progresso. Por isso você deve acompanhar suas estatísticas, a performance de cada postagem, fazer testes AB e definir metas claras. Assim, se alguma postagem trouxer um bom retorno, fica mais fácil apontar o motivo e replicar o resultado.
Com um pouco de planejamento, não é difícil montar perfis em redes sociais para negócios e ter bons resultados. A longo prazo, um bom investimento em sua imagem melhora consideravelmente sua rentabilidade e o relacionamento com o público.
Agora você já sabe como alcançar melhores resultados usando as redes sociais. Que tal aproveitar desse potencial? Compartilhe este post com seus seguidores!