Inovação e engenhosidade são os recursos mais importantes do ser humano. É graças aos avanços da tecnologia que hoje podemos aproveitar mais recursos de maneira eficiente e sustentável. Um bom exemplo disso é a energia solar, que continua crescendo e adotando novas tecnologias emergentes em sua aplicação.
Você já deve conhecer alguns exemplos desses avanços, mesmo que indiretamente. Várias dessas tecnologias são o resultado de pesquisas e aprimoramentos em outros campos, não apenas no setor de energia fotovoltaica. E à medida que mais recursos são desenvolvidos, mais eficiente essas ferramentas se tornam.
A seguir, entenda mais sobre as tecnologias emergentes e contribuem para o campo da energia solar.
O que são tecnologias emergentes?
Chamamos de tecnologias emergentes os avanços tecnológicos que já estão em uso em larga escala, mas cujo desenvolvimento ainda é explorado. São recursos com potencial de modificar a fundo como a sociedade se desenvolve. Tanto no presente quanto no longo prazo.
A energia fotovoltaica já se encaixou nessa definição, sendo uma inovação tecnológica com aplicação prática, mas que ainda precisava de avanços para ampliar seu uso. Hoje, ela é mais acessível e eficiente, sendo a opção ideal em diversos contextos.
Como se caracterizam as tecnologias emergentes?
A principal característica das tecnologias emergentes é sua capacidade de influenciar diversos setores. Não se trata necessariamente de uma solução específica para um determinado problema, mas sim de uma nova ferramenta cujo potencial ainda pode ser explorado.
Por esse motivo, é comum ver esse tipo de avanço se tornar parte de vários outros campos, servindo como base para a criação de novas soluções. Tudo depende de como os profissionais escolhem implementar esses recursos em seus processos.
Qual a importância dessas tecnologias?
Tecnologias emergentes têm um papel fundamental no avanço de diversos campos de atuação. Seu impacto tende a ser bastante abrangente, seja facilitando processos que antes eram complexos ou criando novos nichos de atuação.
Como muitas de suas aplicações não são definidas a princípio, cabe a cada setor encontrar sua utilidade com o tempo. É assim que novas soluções se tornam parte do cotidiano de empresas e indivíduos.
Quais são as tecnologias emergentes no campo da energia solar?
A energia fotovoltaica se beneficia bastante de avanços tecnológicos, incluindo várias das tecnologias emergentes presentes dentro e fora desse setor. Veja, a seguir, alguns dos principais exemplos disponíveis e seus possíveis impactos.
Células solares de próxima geração
Um dos principais avanços feitos na geração de energia fotovoltaica está nas próprias células de conversão dos painéis solares. Há novos modelos sendo desenvolvidos com o tempo, explorando diferentes materiais e funcionalidades, cada um contribuindo com seu avanço.
Exemplo disso, são as células de perovskita, um mineral alternativo ao silício, mais comum em células fotovoltaicas. Ele apresenta alta eficiência, além de ser uma alternativa para baratear o custo de fabricação sem perda de qualidade.
Armazenamento avançado de energia
Um dos desafios na produção de energia solar é o seu armazenamento adequado. Com maior eficiência de produção, é menos provável que ela seja utilizada de imediato, podendo ser guardada para uso em dias nublados ou durante a noite.
As baterias de estado sólido são as mais eficientes, com alta densidade, mas há outras soluções também. Por exemplo, o hidrogênio verde, que se mostra uma solução eficiente para armazenamento de longo prazo.
Tecnologia de rastreamento
A posição dos painéis solares é fundamental para determinar sua eficiência, já que implica na quantidade de luminosidade que recebem ao longo do dia. Algo que pode mudar dependendo da época do ano, além de ser limitado pela localidade.
Uma das tecnologias emergentes voltadas para esse nicho é o rastreamento solar. Esse sistema permite ajustar o posicionamento dos painéis automaticamente, conforme a posição do sol, maximizando sua produção de energia.
Internet das Coisas (IoT)
Se você acompanha o lançamento de novas tecnologias, então já deve ter ouvido falar da Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things). A princípio, não é uma ferramenta, mas sim um conceito na tecnologia. Mais especificamente, à interconexão de aparelhos cotidianos por meio da internet.
No que diz respeito à energia fotovoltaica, os painéis solares podem ser integrados a essa rede, fornecendo dados sobre iluminação e produção de energia. Eles podem ser usados para fazer análises de eficiência e facilitar o desenvolvimento de novos recursos.
Integração de sistemas inteligentes
A integração de sistemas já é uma forte tendência no campo da tecnologia digital. Ela consiste em ligar diferentes sistemas independentes, para poderem trabalhar em conjunto de maneira automatizada e eficiente. Isso inclui tanto o compartilhamento de dados quanto de processos.
Seguindo uma tendência similar à IoT, o setor de energia fotovoltaica também pode aproveitar esses recursos. Tanto residências quanto empresas podem utilizar os dados dos painéis e do seu sistema de geração para avaliar sua eficiência e aproveitar melhor seus recursos.
Concentradores solares de alta eficiência
Uma forma alternativa de aproveitar a energia solar é utilizá-la para gerar calor. Esse é o papel dos concentradores solares, um painel que redireciona a luminosidade para um ponto focal e o utiliza para aquecer um material, gerando energia.
Esse processo usa a energia solar de maneira indireta se comparado aos painéis fotovoltaicos. Ainda assim, é um método eficiente para diversos tipos de infraestrutura, garantindo melhores resultados na geração de energia.
Como as tecnologias impactam o campo de energia solar?
O papel das tecnologias emergentes na geração de energia solar é bastante amplo. No próprio setor, é fácil notar como novos materiais e instalações afetam sua eficiência, assim como a acessibilidade e o custo dessa tecnologia.
Da mesma forma, avanços em outras áreas, especialmente na tecnologia digital, abrem espaço para novas formas de aplicar a energia solar. Seja com mais dados para otimizar sua aplicação ou com novas formas de utilizar esses recursos.
Como você pôde ver, as tecnologias emergentes continuam influenciando, de maneira positiva, o desenvolvimento do setor de energia solar em larga escala. Com o tempo, a tendência é que essas ferramentas se tornem mais eficazes e acessíveis para mais pessoas.
Quer continuar vendo mais das nossas novidades sobre o setor de energia solar? Então siga-nos no Facebook e acompanhe as nossas publicações!