Logo: Solarprime

7 técnicas de vendas para franquias para melhores resultados

11/03/2025 | Dicas

As técnicas de vendas contemplam uma série de estratégias e métodos usados pelos vendedores para influenciar e persuadir clientes em potencial a comprarem um determinado produto ou serviço. No setor de franquias, elas podem ser usadas para prospectar clientes, otimizar o processo de vendas e ampliar as oportunidades de fechamento de novos negócios.

Com o objetivo de auxiliar profissionais que atuam especificamente na área de franquias, desenvolvemos este artigo com 7 técnicas de vendas aplicáveis ao segmento. Colocando essas estratégias em prática, você estará mais preparado para atrair clientes em potencial, converter leads em clientes, aumentar o ticket médio e o volume de vendas, e fidelizar seus clientes. Continue a leitura e descubra!

1. Desenvolvimento de inteligência emocional

A inteligência emocional pode ser definida como a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções e também as emoções das pessoas que estão ao nosso redor. Ela envolve o desenvolvimento da autoconsciência, da autorregulação, empatia e habilidades sociais, como a capacidade de resolver conflitos.

Os profissionais de vendas devem desenvolver a sua inteligência emocional pois assim conseguem gerenciar as próprias emoções, ao mesmo tempo em que se conectam com as necessidades e expectativas dos clientes de forma empática.

Essa combinação ajuda a construir relacionamentos de confiança, superar objeções com resiliência e adaptar a abordagem de venda a diferentes perfis de clientes, resultando em negociações mais dinâmicas e exitosas.

Imagine, por exemplo, uma situação envolvendo um cliente resistente ou indeciso. O vendedor com inteligência emocional, em vez de se frustrar ou desistir, usará a escuta ativa para entender as preocupações do cliente, reconhecer suas emoções e oferecer soluções personalizadas que o tranquilizem e o motivem a tomar uma decisão favorável.

Essa habilidade permite, ainda, que o vendedor mantenha a calma e o profissionalismo em situações de pressão, como metas de vendas desafiadoras ou negociações complexas, garantindo um atendimento de excelência e a construção de uma reputação positiva para a franquia.

2. Técnicas de rapport

Se você trabalha com vendas, provavelmente já ouviu falar nas técnicas de rapport. O termo é usado para se referir a um conjunto de estratégias de comunicação usadas para criar uma atmosfera de confiança e empatia entre vendedor e cliente.

Por meio da implementação dessas estratégias, o vendedor estabelece uma conexão com o cliente, mostrando que se importa com as suas necessidades e expectativas, o que facilita a comunicação e influencia positivamente a decisão de compra. Entre as principais técnicas de rapport, destacam-se:

O desenvolvimento dessa conexão entre vendedor e cliente facilita a identificação das necessidades, permite que o vendedor ofereça soluções personalizadas e aumenta as chances de sucesso na negociação.

3. Qualificação de leads

A qualificação de leads consiste na identificação e classificação dos potenciais clientes de acordo com o seu perfil e o seu nível de interesse em adquirir o produto ou serviço oferecido.

O vendedor, ao analisar cuidadosamente informações como dados demográficos, necessidades, interesses e comportamento de compra, consegue determinar quais leads são mais propensos a se tornarem clientes reais.

Essa prática permite que a equipe de vendas direcione seus esforços para os leads mais promissores, otimizando o tempo e os recursos disponíveis, além de aumentar significativamente as chances de conversão e o retorno sobre o investimento em marketing e vendas.

4. Relacionamento de confiança

Sem dúvida, os relacionamentos são a base sobre a qual se constroem negociações bem sucedidas. A confiança se estabelece quando o vendedor demonstra interesse real em compreender as necessidades e expectativas do cliente, oferecendo soluções que realmente agreguem valor à sua vida ou negócio.

Essa conexão de confiança é muito importante, pois permite que o cliente se sinta seguro e confortável para compartilhar informações relevantes, tirar dúvidas e tomar decisões de compra alinhadas a essas necessidades.

Neste sentido, um vendedor que cultiva relacionamentos de confiança não apenas aumenta suas chances de fechar vendas, mas também fideliza clientes, que se tornam promotores da marca e geram novas oportunidades de negócio.

5. Contorno de objeções

O contorno de objeções é definido como a capacidade de transformar dúvidas e hesitações do cliente em oportunidades para reforçar o valor da sua oferta e construir um relacionamento de confiança. Isso significa que, ao invés de encarar as objeções como barreiras, o vendedor as utiliza como um trampolim para entender as reais necessidades do cliente, apresentar soluções personalizadas e quebrar possíveis resistências.

Dominar essa técnica pode fazer toda a diferença em uma negociação, pois permite aumentar as chances de fechar vendas, fortalecer a credibilidade do vendedor e fidelizar o cliente, que se sente ouvido, compreendido e respeitado em suas preocupações.

6. Linguagem corporal positiva

Outra técnica de vendas que não pode ser negligenciada pelos profissionais que têm contato frequente com os clientes é a linguagem corporal positiva. Mas, afinal, o que isso significa?

Em termos objetivos, ela representa um conjunto de expressões faciais, gestos, posturas e outros sinais não verbais que transmitem confiança, entusiasmo, credibilidade e interesse pelo cliente.

Assim, utilizando a linguagem corporal de forma consciente e estratégica, o vendedor pode criar um ambiente de comunicação mais receptivo e estabelecer uma conexão de confiança com o seu cliente. Perceba que essa técnica encontra relação direta com as demais, o que sinaliza a importância de combinar as práticas a fim de obter os melhores resultados.

7. Escuta ativa

Técnica de comunicação que recebe um nome autoexplicativo, mas que costuma gerar muitas dúvidas na hora de ser colocada em prática. Objetivamente, a escuta ativa envolve prestar atenção total no que está sendo dito, não só por meio da verbalização, mas também por meio da linguagem corporal.

A ideia é que o vendedor aplique a escuta ativa de forma completa, mostrando-se (e estando de fato) disposto e interessado no que o cliente está dizendo. Em outras palavras: nada de ficar no celular olhando algo enquanto o seu cliente fala.

No contexto de vendas, a escuta ativa permite que o vendedor identifique as reais necessidades e expectativas do cliente e estabeleça uma conexão de confiança. Com isso, ele cria um ambiente de comunicação aberto e receptivo, o que contribui para a construção do relacionamento, o fechamento de vendas e, principalmente, a conexão de médio e longo prazo.

Para colocar em prática todas as técnicas de vendas mencionadas, o vendedor deve estar disposto a se autoavaliar e identificar seus pontos fortes e fracos. A partir dessa análise, é possível traçar um plano de desenvolvimento individual, buscando aprimorar as habilidades de comunicação, rapport, contorno de objeções e fechamento de vendas.

Também é interessante que o vendedor busque oportunidades de aprendizado contínuo, como treinamentos, workshops e cursos sobre técnicas de vendas, inteligência emocional e outras áreas relevantes. Aplicando as técnicas de forma consistente e adaptada a cada cliente, o vendedor estará construindo um caminho consistente para o sucesso em vendas, alcançando resultados cada vez mais expressivos.

Este artigo sobre técnicas de vendas foi útil? Aproveite para conhecer 7 técnicas de argumentação e aprender como aplicá-las para aumentar as suas vendas!