Como economizar energia no chuveiro? Confira 4 dicas de ouro! - Solarprime

Como economizar energia no chuveiro? Confira 4 dicas de ouro!

Como economizar energia no chuveiro? Confira 4 dicas de ouro!

Saber economizar na conta de luz é algo que sempre preocupa na hora de fechar o orçamento. É preciso estar atento aqueles equipamentos que mais consumem energia elétrica para evitar desperdícios. Mas você sabe como economizar energia no chuveiro?

Evitar banhos demorados, por exemplo, faz bem para o meio ambiente, para as despesas da casa e para sua saúde. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos mostrar os motivos que levam o chuveiro elétrico ser o aparelho que mais causa consome energia e dar dicas de como economizar nas contas de luz. Confira!

Por que o chuveiro elétrico consome muita energia?

Dentro de uma residência, esse o chuveiro elétrico é o aparelho com maior potência e, por isso, pode ser o responsável pelo aumento médio de até 25% nas faturas. Dependendo do modelo e do tempo de utilização, o chuveiro elétrico pode ultrapassar o consumo de energia de um equipamento de ar-condicionado.

Nos períodos mais frios, o aumento no consumo de energia elétrica por esse aparelho pode aumentar ainda mais e chegar a 30%. Isso porque banhos com água mais quente faz o chuveiro elétrico regular a passagem da corrente elétrica e gastar mais energia ao esquentar a água.

Como economizar energia no chuveiro elétrico?

Alguns truques são muito eficientes para economizar energia do chuveiro elétrico e economizar na conta de luz. Além de escolher um aparelho de boa qualidade, confira outras dicas para favorecem essa economia.

Coloque o chuveiro no modo verão

Com a chegada da estação mais quente do ano, utilizar o chuveiro elétrico no modo verão pode economizar muito. Um banho fresquinho é tudo de bom para aliviar o calor daqueles dias intensos de sol. Além de proporcionar economia nas contas de luz, o modo verão melhora a circulação sanguínea e dores musculares e diminui o cansaço.

Feche o chuveiro enquanto estiver se ensaboando

Essa dica é antiga e muito eficiente. Na hora de lavar os cabelos ou se ensaboar, feche o registro. A prática, além de ajudar a economizar na conta no final do mês, evita o desperdício e colabora com o meio ambiente.

Reduza o tempo do banho

Evitar os banhos demorados é outra dica que ajuda a economizar energia. As duchas de chuveiro elétrico devem ser mais curtas, no máximo 10 minutos. Reduzindo o tempo do banho você gasta menos energia e contribui com um mundo mais sustentável. 

Opte pelo sistema solar de aquecimento solar

O principal benefício do sistema de aquecimento solar é a economia, fazendo ser totalmente recuperado o valor investido. Estima-se que a economia nas contas de luz pode chegar a 50%. Além disso, o sistema solar de aquecimento favorece a preservação do meio ambiente e valoriza o imóvel.

Outra dica interessante é sobre as resistências. Caso a resistência do chuveiro elétrico queime, realize a troca por uma nova e nunca reutilize a antiga. Reutilizar resistência é perigoso, já que pode provocar curto-circuito durante o banho, e depois de queimada ela consome muito mais energia.

Portanto, tem como economizar energia no chuveiro elétrico. Siga as dicas acima, compre um aparelho de boa qualidade e veja a diferença no final do mês. Além disso, invista em sistemas de energia solar e seja mais sustentável.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais! 

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *