Como ser sustentável: 7 dicas para você colocar em prática

16/11/2020 | Dicas

sustentabilidade está ligada ao uso consciente dos recursos naturais sem causar danos ao meio ambiente, garantindo que não faltem insumos para a sobrevivência das gerações futuras. Portanto, um planeta sadio é onde as pessoas encontram condições adequadas para sobreviverem, de geração para geração. Mas como ser sustentável?

Adotar atitudes sustentáveis no cotidiano é fundamental para que os nossos recursos naturais não se esgotem. Poupar energia elétrica, reduzir o uso de carros, separar o lixo e não jogar óleo de cozinha no ralo são exemplos de ações que fazem toda a diferença para a natureza e para a saúde.

Neste conteúdo, falaremos sobre a importância da sustentabilidade no dia a dia e daremos dicas de atividades que podem contribuir para a preservação do meio ambiente. Confira!

Quais são as características de uma pessoa de hábitos sustentáveis?

A primeira vista, pode parecer complexo se tornar uma pessoa com hábitos sustentáveis. No entanto, não é bem assim, basta policiar as próprias atitudes diárias e ter um esforço no sentido de mudá-las. Isso pode ser conseguido observando as características básicas de quem já tem uma personalidade sustentável.

Uma boa recomendação é seguir a regra dos 5 R’s, pois elas indicam o caminho a seguir rumo à criação de hábitos que ajudam o planeta. Um deles é o de “reduzir” o consumo, principalmente de produtos industrializados, pois há muito consumo de água e eletricidade em sua fabricação. Outro ponto fundamental é de “reutilizar” tudo quanto for possível reduzindo a pegada ecológica deixada no planeta.

“Reciclar” tudo aquilo que pode passar por esse processo também é muito importante, pois diminui a quantidade de lixo que é gerada no planeta. E quando não for possível, pode-se simplesmente “reutilizar” determinado item com uma finalidade diferente. Isso serve sobretudo para embalagens que podem ter outro uso dentro de casa. Por fim, é importante “recusar” produtos que reconhecidamente agridem o meio ambiente, desestimulando o progresso dessa indústria.

Quais são as dicas de como ser sustentável?

Não é preciso realizar grandes mudanças para adquirir atitudes mais sustentáveis. O consumo consciente pode ser praticado diariamente por meio de pequenos gestos, como o descarte correto de produtos e o incentivo à reciclagem. Quando constantes, essas ações se tornam um hábito e passam a ser feitas naturalmente.

Isso é importante pelo simples fato de que não vivemos sozinho no planeta em que habitamos. Precisamos uns dos outros e se isso não for considerado, acabaremos prejudicando as condições de vida de nosso próximo. Já com atitudes sustentáveis garantimos que todos terão uma boa qualidade de vida, pois o uso racional de recursos permite que todos compartilhem da natureza sem esgotá-la.

Veja a seguir algumas dicas de ações simples de consciência ambiental que ilustram como ser sustentável na prática. Confira.

1. Recicle

Recicle tudo o que for possível. Qualquer pessoa pode solicitar aos órgãos públicos competentes a coleta seletiva, caso seu bairro não tenha. Separe o lixo orgânico do reciclável e contribua com o meio ambiente. Basta reservar um cesto para materiais secos, como plásticos, vidros e papéis, e outro para os resíduos úmidos, como restos de comida.

O ideal é você destinar uma lixeira para cada tipo de material: papel, metal, vidro, plástico e orgânico. Os restos de alimentos também podem ser colocados em uma composteira e reaproveitados, por exemplo, para adubar as plantas.

2. Use ecobags

As sacolas de plástico são grandes vilãs do meio ambiente, pois demoram centenas de anos para se decompor. Elas são produzidas com matérias-primas não renováveis, como o petróleo, e não são biodegradáveis. Quando não descartadas corretamente, podem entupir canais, asfixiar animais (que as confundem com comida) e gerar alto volume de lixo.

Por isso, evite usá-las para carregar as suas compras. As ecobags, disponíveis em todos os supermercados, são retornáveis e ótimas alternativas. Aguentam até 15 quilos, em média, e chegam a durar anos se você conservá-las bem. Na maioria das vezes, elas são produzidas com materiais reciclados, como o poliéster de garrafa pet.

3. Consuma produtos orgânicos

Os produtos orgânicos trazem benefícios à saúde e à natureza. Além de serem mais saudáveis, a sua produção é um processo sustentável e respeita o ciclo de vida do meio ambiente e dos animais, evitando a contaminação da água, do solo e da vegetação. Todas as técnicas de produção dos alimentos orgânicos têm como objetivos respeitar o meio ambiente e manter a qualidade do produto.

Livres de agrotóxicos e de hormônios, eles se tornam ainda mais saborosos. Consumir produtos orgânicos é também uma forma de ajudar os pequenos produtores que moram longe dos grandes centros urbanos. A agricultura orgânica gera emprego e renda para essas pessoas, melhorando as condições socioeconômicas das comunidades rurais.

4. Invista em energia solar

A implantação de um sistema de energia solar é mais uma alternativa sustentável. Painéis solares são capazes de captar os raios de sol e transformá-los em energia, que pode ser consumida em residências, comércios, indústrias e até nas propriedades rurais.

Não poluir o meio ambiente, não interferir no efeito estufa e não precisar de turbinas ou geradores para produzir eletricidade são apenas alguns dos benefícios da energia fotovoltaica. Por esses motivos, ela é considerada a maneira mais sustentável de consumir eletricidade. Além disso, é possível economizar até 95% nas contas de luz com a utilização dessa tecnologia.

5. Doe ou revenda itens

Muitas vezes, algo que não é mais útil para você pode ser valioso para outra pessoa. Quando colocamos um produto à venda, como roupas ou utensílios de casa, aumentamos o ciclo de vida dele e contribuímos com a preservação do meio ambiente.

Organizações não governamentais (ONGs), orfanatos e instituições de caridade arrecadam todo tipo de bem. Além disso, existem sites que ajudam nessa missão. Outra possibilidade é disponibilizar os materiais em bazares de artigos usados.

6. Dependa menos de carro

A mudança nos hábitos de locomoção pode reduzir consideravelmente a emissão de carbono no meio ambiente. Vale escolher os dias para ir de carro ao trabalho e, em outros, dê preferência aos transportes alternativos.

Pratique caminhada, ande de transporte público, peça carona e vá de bicicleta. Assim, você gasta menos dinheiro com combustível e ainda cuida da natureza. Outra possibilidade é marcar um rodízio com os amigos de trabalho, com cada um usando seu carro em um dia da semana para levar todos.

7. Substitua as lâmpadas

As lâmpadas com a tecnologia de LED são mais econômicas, e utilizá-las é uma forma de proteger o planeta. Além de proporcionarem economia nas contas de luz, elas não contêm mercúrio, metal pesado usado em outros modelos, que contaminam o meio ambiente quando não são descartadas adequadamente.

Outro fator importante é que as lâmpadas de LED duram cerca de 25 vezes mais. Sendo assim, menos lâmpadas são trocadas e, consequentemente, menos lixo é depositado na natureza. Acumular menos lixo ajuda o meio ambiente e reduz a produção desses materiais.

Quais são os benefícios da sustentabilidade?

O principal benefício que podemos citar é a conservação do meio ambiente a partir de atitudes sustentáveis como tratamento de lixo, reciclagem, uso de fontes alternativas de energia e o fim do desmatamento. Lembrando que a sustentabilidade não é apenas uma referência sobre como cuidar do meio ambiente, mas também sobre ter uma atenção constante no gerenciamento dos recursos.

Por isso, use baterias recarregáveis, plante uma árvore, adote um animal de estimação, reaproveite potes e garrafas vazias e pratique outras ações que possam garantir para as próximas gerações um mundo mais equilibrado. A tecnologia e o desenvolvimento social estão evoluindo sem agredir a natureza e você pode fazer parte disso.

Quais são os hábitos não sustentáveis que devem ser deixados de lado?

Adotar hábitos sustentáveis pode não ser suficiente se outras manias que prejudicam o meio ambiente continuarem a existir. Assim, é preciso conhecê-las e deixá-las de lado, pois seu impacto também é muito negativo para o planeta.

Um exemplo muito comum e aparentemente inofensivo é ter o famoso “puxa saco” de sacolas plásticas instalado na cozinha. Não é o aparelho em si o problema, mas o fato de armazenar sacolas de um material difícil de se degradar e continuar fazendo uso dele, principalmente para reunir o lixo orgânico e jogá-lo fora.

Outro costume ruim é a utilização desenfreada de copos e pratos descartáveis. Isso é muito visto em festas e churrascos, algo que se faz com relativa frequência no Brasil (pelo menos antes do preço da carne aumentar absurdamente). Esse tipo de material também demora para se decompor, além de incentivar que sua indústria os fabrique cada vez mais. Quanto menos consumo, menos produção.

Também é recomendável abandonar o uso de plástico filme e de folhas de alumínio para tampar potes e guardar a comida. Geralmente se faz isso quando não há tampas, mas muitas vezes não se pensa no problema gerado pelo acúmulo de mais lixo nos aterros que prejudicam o meio ambiente. As folhas de alumínio, por exemplo, são um tipo de metal e tem um grande potencial de contaminação do solo e de lençóis freáticos.

Viu como ser sustentável é benéfico em todos os sentidos? A base é mudar determinados hábitos nocivos ao meio ambiente e aos seres vivos no geral. Com simples escolhas diárias, é possível diminuir os índices de poluição na atmosfera e aumentar a qualidade de vida da sua família e do planeta. Além disso, preserva-se o direito de qualidade de vida das gerações vindouras.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e leia também o artigo sobre os benefícios de ter uma luminária solar para jardim!