3 erros na instalação da estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico - Solarprime

3 erros na instalação da estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico

3 erros na instalação da estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico

Não é novidade para ninguém que o mercado de energia está apostando, cada vez mais, em alternativas sustentáveis, que não agridam o meio ambiente. No entanto, para obter os melhores resultados, é preciso fazer isso da maneira correta. Pensando nisso, preparamos um post mostrando alguns erros na instalação da estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico.

Trata-se de uma situação muito comum, notadamente quando o procedimento não é feito por uma empresa especializada e que conte com profissionais devidamente capacitados para um serviço que, definitivamente, precisa ser realizado de forma eficiente. Continue sua leitura e veja o que precisa ser evitado!

1. Uso de ferramentas inadequadas

Um dos principais erros na instalação da estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico consisti no uso de ferramentas inadequadas. O mercado de energia solar é bastante tecnológico, demandando equipamentos específicos e de boa qualidade, como costuma ocorrer em qualquer tipo de mecanismo que envolva eletricidade.

Nesse contexto, é crucial que a empresa e seus profissionais estejam familiarizados com todo o processo, sabendo o que fazer em cada etapa e quais os itens necessários para isso. A crimpagem de cabos, por exemplo, precisa ser efetuada com um alicate especial, de maneira que o conector fique preso e não tenha folgas. Caso contrário, podem ocorrer falhas e até focos de incêndio.

2. Instalação em locais com SPDA

Se você está começando a aprender sobre o mercado de energia solar, é bom se acostumar com alguns termos e siglas, como SPDA. Ela significa Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas, um recurso bastante comum em propriedades comerciais de grande porte e industrias. Isso ocorre porque são áreas que, usualmente, tem mais probabilidades de incidência de raios.

Por isso, é preciso fazer um estudo de proteção, para viabilizar a instalação do sistema. Na hora da fixação de painel solar fotovoltaico, é fundamental solicitar uma análise para o responsável pelo local, para assegurar que os módulos estejam protegidos. Se isso não ocorrer, descargas atmosféricas poderão queimar equipamentos e colocar vidas em risco.

3. Caminhar sobre os painéis

Por fim, um erro muito banal, mas que pode acontecer na instalação de uma estrutura para utilizar energia solar é que os profissionais ou mesmo o proprietário caminhem sobre os painéis. Isso se torna ainda mais comum se a ideia for economizar e acabar contratando uma empresa que não tenha a devida expertise e maiores conhecimentos sobre o ramo.

Além disso, não é raro que os módulos fiquem muito próximos uns dos outros, sem deixar um espaço confortável para os instaladores se movimentarem. Caso isso ocorra, é preciso lembrar que, embora sejam bastante resistentes, eles não foram feitos para o trânsito de pessoas. É preciso usar os equipamentos certos e seguir o planejamento, de forma a evitar danos e quebras.

Pronto! Agora você já conhece os erros na instalação da estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico. Para evitá-los, a principal medida é contar com ajuda especializada, de uma empresa que realmente entenda do setor!

Gostou de conhecer os 3 erros na instalação da estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico? Então, que tal seguir os perfis da Solarprime Franquias nas suas redes sociais?

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *