6 dicas de como economizar energia trabalhando em home office - Solarprime

6 dicas de como economizar energia trabalhando em home office

6 dicas de como economizar energia trabalhando em home office

Durante a pandemia, muita gente está trabalhando em home office. Contudo, apesar da liberdade que se tem e certa economia com transporte, os gastos são outros. Afinal, você precisa pagar pela energia, o que pode significar um aumento relevante na sua conta de luz. 

No post a seguir, confira como isso está acontecendo e a importância de adotar medidas de economia. Saiba também 6 dicas para economizar energia, enquanto você trabalha nesse sistema. Boa leitura! 

A relação entre home office e o aumento na conta de energia 

No começo da pandemia, muitas pessoas foram trabalhar em casa. Desde então, algumas empresas mantiveram esse sistema. Contudo, se por um lado o colaborador economiza com transporte e alimentação, por outro, também gasta mais energia estando em casa. 

Só que em 2021, esse cenário pode ser ainda mais caro. Se antes o gasto em casa já aumentava a conta de energia, agora, para quem continua trabalhando em home office, os valores podem ser maiores. 

Isso porque com a crise hídrica, sendo necessário usar as termelétricas, foi criada em agosto uma nova taxa. Chamada de bandeira de escassez hídrica e prevista para durar até abril de 2022, ela corresponde a cerca de 49,6% a mais que a bandeira vermelha de patamar 2, que já tinha sofrido aumento em junho. Com ela, as contas podem ficar 6,78% maiores, enquanto durar a crise de energia. 

Dessa forma, é fundamental adotar estratégias que possam favorecer a economia da conta de energia, já que as empresas não vão participar desse custo em casa. Ou seja, é uma despesa que será arcada pelo próprio colaborador em home office. 

6 dicas ideais para economizar energia trabalhando em home office

Para economizar na conta de luz trabalhando em home office, existem dicas simples que você pode seguir no dia a dia. Confira 6 delas a seguir! 

1. Prefira o notebook 

Com a bateria completamente carregada, um notebook pode ficar horas fora da tomada, o que ajuda a poupar energia diretamente da rede. Além disso, por sua facilidade de uso, nenhuma atividade de trabalho seria interrompida. 

Já o desktop comum precisa ficar diretamente ligado à energia. Agora, se você calcular uma rotina de trabalho de, pelo menos, oito horas com ele conectado diretamente, vai notar o quanto isso pode aumentar a conta no final do mês. 

2. Tente trabalhar de dia 

Em home office, pode ser que seus horários sejam livres ao longo de sua rotina. Contudo, vale a pena se programar para trabalhar durante o dia. Isso porque, com a luz do sol, não será necessário acender outras luzes no ambiente. Além disso, você aproveitar os horários de tarifas mais baratas, em vez das faixas de pico. 

3. Desligue tudo depois do uso 

Muitas pessoas têm o costume de deixar o computador ligado, em modo de hibernação, por exemplo, já que vai tornar a usá-lo dali a algumas horas ou no dia seguinte.  

Porém, isso não é uma boa prática se você quer poupar. Isso porque estando conectado e com o sistema em uso, ele continua gastando energia. Sendo assim, lembre-se de desligá-lo completamente, além de retirá-lo da tomada. Além disso, procure desligar o ar condicionado quando não estiver no espaço, mesmo se for apenas durante o almoço.

4. Escolha um cômodo com janelas 

No home office, geralmente, você pode trabalhar onde quiser. É claro, o ideal é um escritório, mas estando em casa, cada pessoa adaptou-se às suas próprias condições. Nesse caso, em relação à economia de energia, uma escolha simples, mas muito importante é optar por um cômodo com janelas. 

Isso porque, quanto mais iluminado o ambiente for, menos será preciso acender luzes, abajures e outras luminárias, o que ajuda a economizar. Além disso, você pode deixá-las abertas para que o espaço possa ficar arejado, o que também ajuda a poupar o ar-condicionado ou ventilador. Outra vantagem é que você pode descansar a vista com mais facilidade, ao olhar para fora. 

5. Cuidado com as cores 

Imagine um trabalho home office em um dia chuvoso. Naturalmente, um espaço pode ficar mais escuro, devido a alteração da claridade. Mas se onde você estiver for um cômodo escuro, com móveis de madeira, paredes pintadas de azul e cortinas em tons de cinza, por exemplo, também maior será a necessidade de luz. 

Portanto, uma boa dica é ficar onde as paredes são mais claras e possam refletir melhor a luz natural. Se não houver um ambiente assim, você pode optar por:

  • mudar móveis com cores fortes de lugar;
  • trocar as cortinas e tapetes por cores mais suaves, como o bege, branco e tons pastéis;
  • pintar uma ou mais paredes para tornar o espaço mais suave.

6. Conte com a energia solar 

Já imaginou continuar trabalhando em home office, usar o ar condicionado, o computador, a cafeteira e no final do mês, perceber que seu “escritório improvisado” não gastou quase nada? Isso é possível quando você escolhe alternativas sustentáveis, como a energia solar. 

Com os kits de energia mais acessíveis, você consegue ter o seu próprio sistema, por exemplo, instalando-o no telhado de casa. Com isso, é possível diminuir drasticamente o consumo de energia tradicional. Afinal, o uso de energia solar consegue descontar por volta de 96% da sua fatura

Considerando que essa opção tem se tornado mais popular, o investimento apresenta um excelente custo benefício. Afinal, em alguns anos, cerca de 3 a 7, dependendo de quanto você consome, já é possível alcançar o retorno completo do seu investimento. Isso porque os painéis têm durabilidade mínima de 25 anos. Ou seja, é um investimento com lucro a longo prazo. 

A tendência dos próximos anos é que a conta de energia suba. Afinal, estamos enfrentando uma das piores crises hídricas. Dessa maneira, isso vai afetar drasticamente o orçamento de todo mundo, especialmente o de quem ainda está trabalhando em home office. Sendo assim, tomar medidas de economia, como o uso de energia solar, é fundamental para poupar, além de você ter a liberdade de não depender do sistema tradicional para viver. 

Gostou do post? Confira também os horários que você precisa ter atenção para economizar

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *