A geração de energia solar fotovoltaica está crescendo ano após ano no Brasil, e isso não é um resultado apenas de painéis instalados em usinas solares ou em instalações residenciais. Afinal, as fazendas solares também contribuem para essa transação energética.
Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), divulgados no portal Canal Solar, o número de fazendas solares em operação no Brasil foi de 861 em 2020 para 5.141 em abril de 2023.
Se você ainda não conhece o potencial que esses empreendimentos têm para transformar nosso panorama energético nacional, continue a leitura! Vamos explicar o que você precisa saber sobre o funcionamento de uma fazenda solar e seus benefícios.
O que é uma fazenda solar?
Uma fazenda solar é uma instalação dedicada à geração de eletricidade a partir da energia solar. Ela consiste em uma grande área de terra ou telhados de edifícios cobertos por painéis solares, projetados para capturar e converter a luz solar em eletricidade.
Os projetos de energia solar são operados seguindo as normas da Geração Distribuída (GD), definidas pelas Resoluções Normativas 482 e 687 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pelo marco legal do segmento estabelecido pela Lei 14.300/2022.
As fazendas solares podem variar em tamanho, abrangendo desde instalações menores voltadas para o suprimento de energia local até grandes projetos comerciais que alimentam redes elétricas regionais.
Como funciona?
A geração de energia em uma fazenda solar é bastante semelhante à produção que acontece em painéis solares residenciais, mas em uma escala muito maior. Os painéis capturam a luz solar e a convertem em eletricidade por meio do processo fotovoltaico.
Nos projetos de autoconsumo, como é o caso de empresas que usam a eletricidade gerada em suas fazendas, a energia pode ser diretamente utilizada nas fábricas locais. Se não houver demanda imediata, o excedente é injetado na rede elétrica e disponibilizado para utilização pela distribuidora.
Aqui entra um aspecto importante: a contabilização da energia fornecida pelos geradores conectados à rede. A distribuidora, a cada mês, registra a energia gerada e a converte em créditos para os consumidores.
Na fazenda solar, toda a energia produzida é injetada na rede e convertida em créditos, os quais são distribuídos entre os participantes conforme a proporção de cada um. Esses créditos são usados para abater o consumo de energia das suas respectivas unidades.
Esse sistema de créditos é resultado da regulamentação da Geração Distribuída (GD). Assim, os consumidores conseguem abater o consumo feito da rede em momentos em que a energia solar não está disponível, como à noite ou em dias nublados e com chuva.
Portanto, os consumidores que contratam lotes da fazenda solar não utilizam diretamente a energia produzida, mas sim os créditos gerados por ela.
Qual a diferença entre fazenda solar e usina solar?
As usinas solares são projetos de grande porte construídos para atender a demandas de energia solar em larga escala. Ao contrário das fazendas solares, as usinas não operam sob as regras da geração distribuída.
Elas são geralmente construídas em áreas extensas, demandando vários hectares de terra, sendo projetadas para gerar uma quantidade de eletricidade muito acima das fazendas solares.
As usinas normalmente são contratadas pelo governo em leilões de energia elétrica, nos quais os desenvolvedores concorrem para fornecer eletricidade às distribuidoras ou aos consumidores finais a preços competitivos.
Além dos projetos contratados em leilões, as usinas também podem ser desenvolvidas por empresas inseridas no Mercado Livre de Energia, seja para autoprodução ou para comercialização no mercado aberto.
Quais os benefícios das fazendas solares?
As fazendas solares desempenham um papel fundamental no aumento da produção de energia limpa no país e na redução das consequências danosas da queima de combustíveis fósseis. Confira abaixo alguns dos benefícios que esses empreendimentos oferecem.
Economia e manutenção
Uma fazenda solar oferece uma fonte de energia mais acessível, uma vez que o sol, sua fonte primária, é gratuita. Além disso, os painéis dos sistemas fotovoltaicos, responsáveis por converter a luz solar em eletricidade, têm alta durabilidade e necessitam raramente de reparos. Isso resulta em pouca necessidade de manutenção.
Distribuição para um maior número de pessoas
O conceito de uma fazenda solar é tornar esse tipo de energia mais democrático e acessível a um número maior de pessoas. Assim, ela distribui energia para consumidores que não têm condições de instalar um sistema próprio em suas residências ou locais de trabalho.
Isso permite que mais pessoas possam usufruir dos benefícios da energia solar, mesmo sem investir na instalação de painéis solares em suas próprias propriedades.
Amigas do planeta
Por ser uma fonte de energia renovável, a energia solar produzida em fazendas reduz a dependência de residências, empresas ou indústrias de fontes de energia não renováveis e poluentes, como o carvão e o petróleo.
Essas fontes tradicionais de energia são responsáveis pela emissão de grandes quantidades de gases de efeito estufa e pela poluição do ar.
Como é a venda de energia em uma fazenda solar?
As fazendas solares comercializam lotes de seus painéis fotovoltaicos para que os clientes possam adquirir uma parcela da sua capacidade de geração energética. Isso permite que os clientes utilizem a energia gerada pelos painéis para suprir parte ou toda a demanda de eletricidade de suas instalações, seja uma empresa ou uma indústria.
Os proprietários de fazendas solares podem vender energia solar diretamente a empresas e a indústrias no Mercado Livre de Energia ou no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Na ACL, os consumidores com grande demanda de energia têm a liberdade de escolher de quem comprarão e podem optar por fontes renováveis, como a energia solar.
No entanto, a participação no Mercado Livre de Energia exige o cadastro na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Feito esse cadastro, é necessário obter a habilitação correspondente.
Fica claro que, para fábricas e empresas com alta demanda energética, comprar lotes em fazendas solares é uma escolha inteligente. Com esse investimento, é possível atender às necessidades de energia de forma ambientalmente responsável.
Quer saber mais sobre a compra e a venda de energia no Brasil? Aproveite para conferir nosso post sobre o Mercado Livre de Energia!