Veja 7 vantagens da energia solar para o agronegócio!

18/04/2023 | Energia Solar

[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]A energia solar no agronegócio é um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Logo, é também um dos que mais trazem lucro. Unindo isso ao fato de que as práticas agrícolas estão cada vez mais automatizadas, fica claro que, para manter todos os equipamentos funcionando, é preciso ter uma fonte de energia limpa e confiável.

Neste post, você conhecerá o panorama do Brasil na energia fotovoltaica, verificará também as aplicações no setor agrícola e conhecerá 7 vantagens para ingressar nesse setor ainda hoje. Continue até o final do artigo e descubra por que você não pode ficar de fora desse segmento. Saiba que há até isenção de taxas para esse mercado.

Boa leitura!

O panorama brasileiro

Segundo o Canal Rural, a agropecuária brasileira liderava o ranking entre 187 países no quesito produtividade em 2021. Então, o Brasil é um dos maiores produtores rurais do mundo. É fácil perceber que isso se deve ao clima e às riquezas naturais que este país possui.

De acordo com o Globo Rural, só o agronegócio nacional utilizava 13% de toda energia solar produzida no país em outubro de 2022. A tendência é que esse número cresça ainda mais.

Com base nesses dados é possível perceber que o fornecimento de energia solar para o agronegócio é um mercado bastante promissor.

Formas de consumo da energia fotovoltaica

Existem duas formas de consumir energia por meio dos painéis fotovoltaicos. Que são:

  • On-grid: conectada à rede de distribuição;
  • Off-grid: isolada da rede.

Ambas as formas utilizam a energia proveniente do sol. A diferença é que na primeira você tem a possibilidade de lançar a energia que não utilizar no SIN — Sistema Interligado Nacional.

A energia solar gerada em um sistema on-grid se “mistura” com os demais tipos de eletricidade — como a termoelétrica e a hidrelétrica — após ser injetada na rede elétrica.

A off-grid, por sua vez, consiste na geração de energia elétrica sem qualquer conexão com o fio do poste de energia. Por exemplo, se você deseja seguir por esse caminho, pode investir em um sistema fotovoltaico com inversor off-grid, da Solarprime, gerar a própria energia por meio dos painéis de energia fotovoltaica e ainda ter um sistema de backup por meio de baterias.

Ambas as alternativas têm suas vantagens e desvantagens. Por isso, recomenda-se que você contrate especialistas que orientarão sobre a melhor forma de suprir suas necessidades.

As aplicações da energia solar no agronegócio

O mercado agro é bastante amplo. Há um leque enorme de tipos de produções rurais que variam desde a pecuária, até o cultivo de grãos.

Em cada um dos segmentos existem diversas especializações e etapas de produção. Conheça alguns dos segmentos em que a energia solar é fundamental.

Residências

É fato que a energia elétrica está presente no nosso dia a dia. Para quem mora no local de produção rural, ela é ainda mais necessária, principalmente em situações de emergência. Assim, os painéis solares residenciais são importantíssimos.

Áreas de vivência

A NR-31 determina que trabalhadores do campo tenham um local em que possam: cuidar da higiene, se alimentar e descansar, tudo isso com conforto e segurança. Portanto, as áreas de vivência são locais em que a energia deve ser garantida.

Agricultura de precisão

A automação e a inteligência artificial são capazes de programar os melhores momentos para o plantio e manutenção da safra, mas tudo isso depende de uma quantidade exata e constante de energia. Portanto, é fundamental contar com sistemas de cálculos movidos à energia elétrica, o que reforça a necessidade de uma fonte sustentável e econômica para o produtor.

Bombeamento de água

Grandes plantações ou criações de gado necessitam de um abastecimento de água constante e, muitas vezes, a mão de obra humana não dá conta desse serviço sozinha. Este é mais um motivo pelo qual o fornecimento de energia solar deve ser uma prioridade.

Ventilação

Em épocas de calor, que duram a maior parte do ano em diversas regiões do Brasil, é necessário ter um sistema de ventilação — para os animais que precisam ficar confinados — como bovinos, suínos e aves. Isso gera um alto consumo de eletricidade.

As principais vantagens no segmento agro

Como explicado no início deste texto, a captação de energia solar é muito importante para o agronegócio. Veja a seguir algumas vantagens que produtores rurais têm ao utilizar essa eletricidade.

1. Redução de custos

A principal vantagem está no bolso. Profissionais do agronegócio que utilizam a energia solar não ficam reféns das tarifas e alterações constantes da conta de energia elétrica.

Como a energia solar é considerada um recurso renovável, é algo que não vai faltar. Assim, não haverá alterações de valores cobrados, como ocorre na época das secas com as hidrelétricas.

2. Rápido retorno sobre investimento

Os custos da contratação on-grid, ou da instalação off-grid retornam rapidamente para o seu bolso. Cabe ressaltar que, ao contratar on-grid, toda energia não consumida é devolvida para as fornecedoras e essa eletricidade volta como crédito para seu consumo, ou seja, você não pagará nada pelo excedente.

Já na off-grid, não existe essa possibilidade. A energia gerada e não consumida imediatamente acaba sendo perdida.

3. Longa vida útil

Vale lembrar que os painéis solares têm duração de 25 anos e exigem pouca manutenção. Portanto, você pode elaborar um projeto de energia solar e desfrutar dos seus benefícios por muito tempo sem se preocupar com mudanças drásticas no planejamento.

4. Linhas de financiamento

Como se pode perceber, há diversas projeções de lucro e notícias sobre o crescimento da energia solar no Brasil. Com isso, os bancos liberam crédito mais facilmente para empréstimos e financiamentos relacionados a esse tipo de energia.

5. Mais autonomia para produtores rurais

Em áreas remotas ou com a energia instável, ter a sua própria fonte de energia se torna fundamental. Com isso, pequenas fazendas terão mais competitividade no mercado.

6. Marketing verde

Com esse tipo de case de sucesso, profissionais da agricultura podem divulgar sua preocupação com o meio ambiente. Isso, por sua vez, contribui para a imagem da empresa diante de clientes e investidores.

7. Fácil instalação

Os painéis fotovoltaicas são facilmente montados e ligados por especialistas do ramo. Assim que prontos podem funcionar imediatamente e não exigem manutenções excessivas.

Com base no que foi apresentado, a energia solar no agronegócio é um mercado em constante expansão e não há motivos para que você fique de fora desse segmento.

Seja para fornecer ou consumir a energia solar, o mercado agrícola é um campo que não deve ser ignorado. Então, acompanhe as notícias, tendências e comece a economizar com uma energia simples e ilimitada.

Deseja conhecer mais e simular sua economia gratuitamente? Então, entre em contato conosco por meio de nossos canais e fale com nossos especialistas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]