7 melhores dicas para ter uma gestão com foco em resultados - Solarprime

7 melhores dicas para ter uma gestão com foco em resultados

7 melhores dicas para ter uma gestão com foco em resultados

Administrar um negócio envolve muito mais do que ter perfil empreendedor. Afinal, para que um negócio seja bem-sucedido, é preciso que também haja uma boa gestão. Nesse sentido, você sabia que uma gestão com foco em resultados pode fazer muita diferença para o seu empreendimento, especialmente na hora de encarar certos desafios?  

No post a seguir, descubra a importância dessa forma de gestão e saiba suas características. Além disso, confira 7 dicas que separamos para você não se desviar desse caminho. Por fim, saiba como avaliar o desempenho dos colaboradores nesse tipo de gestão e melhorar continuamente. Boa leitura! 

Gestão com foco em resultados: uma forma precisa de administrar o seu negócio 

Para entendermos melhor a gestão por resultados, é preciso entender de onde ela vem. Para começar, esse conceito não é novo, tendo surgido pela primeira vez em 1954, no livro ‘’The Practice of Management”, do professor e consultor administrativo Peter Drucker, considerado o “Pai da Gestão moderna”. 

Na obra, o principal foco é a importância de definir objetivos, cumprindo metas estabelecidas a seu tempo, a fim de alcançá-los. Para isso, o autor também propõe um grande engajamento dos colaboradores, através do qual os processos são realizados de forma organizada e com foco na produtividade para a empresa. 

Dessa forma, o que importa na gestão de resultados é sempre onde a empresa quer chegar. Sendo assim, todos os processos são criados ou adaptados para a realidade que melhor funcione. Nesse sentido, destacam-se: 

  • a importância da comunicação; 
  • a integração entre setores; 
  • o estabelecimento de processos eficientes, não necessariamente complexos; 
  • a responsabilidade coletiva. 

Diante disso, cria-se um ambiente de cooperação, no qual todos trabalham com o mesmo objetivo, o que ajuda a garantir o alcance das metas seguindo um mesmo caminho. Além disso, outros resultados positivos são a retenção de talentos, transparência e um melhor ambiente de trabalho, que torna a empresa mais valorizada. Por essas razões, muitas empresas escolhem essa forma de gestão para guiar seus empreendimentos com sucesso.  

Um exemplo interessante é a aplicação dela em franquias, principalmente quando se tem equipes com poucos colaboradores, que podem trabalhar mais unidos, a fim de alcançar o resultado esperado. 

7 dicas para fazer uma gestão com foco em resultados  

Como você viu, a gestão com foco em resultados depende muito do trabalho de colaboradores e do cumprimento de metas. Por isso, deve ser aplicada com cuidado. Veja a seguir 7 dicas que separamos para você começar! 

1. Escolha um modelo 

Se na gestão por resultados, você precisa de metas, também é importante saber como defini-las bem. Para isso, é possível escolher um modelo. 

Por exemplo, o sistema Objectives and Key Results, estabelece que você defina um objetivo que possa ser alcançado por meio de resultados principais. Por exemplo, se você quer ser a maior empresa de sua área na região, pode ter como resultados principais se tornar mais conhecido, aumentar as vendas e abrir filiais. 

Já a metodologia SMART envolve você criar a meta com base nos seguintes critérios: 

  • específico: ela precisa ser clara e detalhada; 
  • mensurável: os resultados devem ser medidos por meio de indicadores; 
  • atingível: a meta precisa ser real e atingida com o cumprimento dos critérios; 
  • relevante: a meta deve fazer diferença para o objetivo final; 
  • com prazo: ela precisa ser cumprida em um prazo estipulado. 

2. Revise seus objetivos 

No processo para a gestão, também é importante definir quais objetivos você quer alcançar e como será possível. Assim, você pode trabalhar com a realidade, a fim de cumprir um passo por vez. Por exemplo, antes de você se tornar uma multinacional, pode ter que, primeiro, dominar seu mercado nacional. 

3. Defina novos objetivos para colaboradores 

Ao revisar seus objetivos e chegar a um novo resultado, é preciso redefinir também novos objetivos para os colaboradores. Ou seja, colocá-los a par das mudanças na empresa e o que deverão fazer a partir daquele momento.  

Assim, você verá a necessidade de fazer treinamentos e tomar outras providências, além de dar mais segurança a eles na realização de suas tarefas. 

4. Altere a lógica dos processos 

A adaptação tem tudo a ver com a gestão por resultados. Nesse caso, às vezes, é preciso que certos processos sejam adiados, a fim de priorizar outros para cumprir uma meta. Por exemplo, se sua equipe de Marketing está preparando ações para o Natal, mas antes disso, acontece o Black Friday, você deve focar os esforços no que vem primeiro, naquele momento. 

5. Monitore os processos 

Nenhuma meta é alcançada sem os devidos resultados. Portanto, você deve monitorar cada processo, a fim de saber se ele foi cumprido e a meta, como um todo, está caminhando para onde deve. 

6. Avalie o desempenho 

Avaliar o desempenho dos colaboradores é uma forma de prever se a meta vai ser cumprida, além de identificar falhas ou excelentes performances no trabalho. Aliás, também é importante para enxergar como funciona a equipe como um todo. 

Nesse caso, é essencial lembrar que o foco nessa gestão é os resultados, não a forma como eles são feitos. Portanto, você pode fugir da estrutura engessada e aplicar a flexibilidade na rotina dos talentos, para que trabalhem melhor, conforme as condições que a empresa permite. Por exemplo, por meio do home office

7. Escolha boas ferramentas 

Para que uma equipe trabalhe unida, acompanhe seus resultados e otimize o trabalho, algumas ferramentas são necessárias. Nesse caso, algumas delas são: 

Como avaliar o desempenho dos colaboradores e propor melhorias 

Para que a gestão com foco em resultados dê certo, você precisa avaliar o desempenho de quem está envolvido nesse processo, a fim de garantir também a satisfação e engajamento do colaborador. Dessa forma, não só indicadores de produtividade são úteis, mas também é preciso tomar outras ações como: 

  • fazer um acompanhamento de perto dos colaboradores pelo RH; 
  • ouvir suas ideias e feedbacks sobre os processos; 
  • avaliar observações dos clientes; 
  • fazer reuniões. 

Dessa forma, é possível observar se todos estão em sintonia e propor melhorias, para que todos os colaboradores se sintam engajados. Afinal, os resultados dependem muito deles. Nesse sentido, você pode estabelecer programas de recompensas, ouvir suas necessidades e criar um ambiente de trabalho melhor para reter esses talentos. 

A gestão com foco em resultados busca transparência, produtividade e organização, a fim de que cada meta seja alcançada e, consequentemente, o objetivo final. Para tanto é preciso conhecer bem como aplicá-la, seguindo as dicas que propomos e fazendo o acompanhamento constante de cada membro de sua equipe, a fim de garantir a motivação dos colaboradores, o trabalho cumprido e, por fim, alcançar o objetivo final. 

Gostou do post? Descubra também como fazer uma gestão de negócios completa

 

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *