Como a energia solar pode ajudar na gestão de clínicas médicas? - Solarprime

Como a energia solar pode ajudar na gestão de clínicas médicas?

Como a energia solar pode ajudar na gestão de clínicas médicas?

Administrar uma clínica envolve muita responsabilidade e a superação de alguns desafios. Sendo assim, é importante encontrar soluções que possam facilitar esse processo. Felizmente, é possível realizar a gestão de clínicas de forma vantajosa quando se adota maneiras de otimizar seu funcionamento, como com a energia solar. 

No post a seguir, confira os principais desafios na gestão de uma clínica. Veja também como a energia solar pode ajudar e como escolher o melhor sistema. Boa leitura! 

Quais são os desafios na gestão de clínicas? 

Uma clínica é um dos estabelecimentos cujo processo de funcionamento é um dos mais rigorosos. Afinal, envolvendo a saúde de pacientes, tudo deve seguir padrões de segurança e ser feito com qualidade. Por isso, alguns dos maiores desafios na gestão de clínicas médicas são: 

  • oferecer saúde de qualidade; 
  • administrar o cuidado de pacientes com diferentes necessidades; 
  • ter uma infraestrutura segura e eficiente; 
  • gerenciar recursos financeiros; 
  • contar com pessoal capacitado. 

Na prática, isso se dá por meio de diversos processos, por exemplo: 

  • uso de equipamentos modernos e eficazes; 
  • boa gestão de todas as práticas operacionais; 
  • investimento e atualização da infraestrutura da clínica; 
  • aplicação dos recursos de forma inteligente; 
  • treinamento de pessoal. 

Como a energia solar pode ajudar na gestão de clínicas? 

Diante desses desafios, é importante que o gestor faça boas escolhas, a fim de oferecer um atendimento de qualidade com o menor custo. Para isso, a energia solar é uma boa escolha para promover a gestão de clínicas.  

Afinal, sendo captada de uma fonte praticamente inesgotável, o sol, os sistemas podem gerar uma energia limpa e com bom custo-benefício, capaz de trazer vantagens para a clínica em vários aspectos. Veja alguns deles a seguir! 

Redução de custos com energia 

Uma clínica médica gasta muita energia. Afinal, necessita do uso de diversos equipamentos: desde os básicos, como ar condicionado, até os específicos, como monitores e máquinas de exames. Sendo assim, a conta de energia no final do mês costuma ser alta. Portanto, optar pela energia solar é uma forma de promover essa redução. 

Isso acontece porque os sistemas aplicados podem gerar uma economia de até 95%. Ou seja, apesar de um certo custo inicial, em cerca de 3 a 8 anos, dependendo do tamanho do sistema, já ocorre o retorno financeiro.  

A partir daí, a economia continua e, considerando que os painéis costumam durar por, no mínimo, 25 anos, é possível ter décadas de lucro em energia. Por exemplo, se o sistema se pagar em 3 anos, ainda restariam 22, até a possibilidade de um componente precisar ser trocado. 

Reversão da economia em investimento 

Com uma economia considerável, e levando em conta o aumento de energia,que tende a ser cada vez maior, todo o valor poupado com a energia solar pode ser usado pela gestão para investir na melhoria de outras estruturas da clínica, como aumento de espaço, equipamentos de última geração e conforto dos pacientes. 

Energia limpa 

Cada vez mais, pequenas e grandes empresas precisam se ajustar a escolhas mais sustentáveis, inclusive, porque seus consumidores também levam isso em conta na hora de escolher uma empresa.  

Diante disso, a energia solar é uma fonte limpa, que não só promove economia, mas também evita problemas ambientais. Desde 2012, por exemplo, a fonte já evitou a emissão de mais de 13,6 milhões de toneladas de gás carbônico

Baixo custo de manutenção 

Outra grande vantagem da energia solar para a gestão de clínicas é sua baixa manutenção. Isso porque, quando bem instalado, o sistema pode exigir uma revisão bem espaçada, de 6 em 6 meses. Dependendo dos fatores do clima e conservação do sistema, isso pode envolver apenas a etapa de limpeza das placas. 

Incentivos financeiros 

O custo de um sistema de energia fotovoltaico em clínicas pode parecer alto no começo. Porém, atualmente, existem diversas linhas de financiamento que facilitam a sua implementação, sem comprometer o total de recursos da clínica.  

Dessa forma, é possível pagar a longo prazo e, somando-se à economia alcançada e posterior retorno obtido, o custo-benefício é muito vantajoso. 

Sem ruídos 

Um benefício do sistema solar que pode passar despercebido é que não há ruído na produção dessa energia. No caso de uma clínica, onde há pacientes internados, isso faz toda a diferença no conforto oferecido a eles e, consequentemente, pode valorizar ainda mais a empresa.

Flexibilidade 

A instalação de um sistema de energia solar é muito flexível. Isso porque os módulos podem ser colocados em diferentes lugares, por exemplo, no estacionamento da clínica ou no telhado. Sendo assim, a empresa fará uma avaliação prévia de onde o projeto pode ser realizado. 

Caso não seja possível instalar na localidade da clínica, é possível optar pelo autoconsumo remoto. Ou seja, se houver um terreno ou localidade no mesmo CNPJ, a energia pode ser produzida lá e ser descontada no consumo da clínica. 

Como escolher o sistema de energia solar ideal para uma clínica? 

Na hora de escolher o sistema adequado para atender a sua clínica, é fundamental considerar alguns fatores e cuidados. 

No primeiro caso, contar com uma empresa especializada e de qualidade é fundamental. Afinal, não só a economia da clínica deve ser priorizada, como também a segurança dos pacientes. Por isso, uma empresa de confiança pode garantir o uso de bons equipamentos, a instalação correta e o projeto que ofereça o melhor custo-benefício. 

Já em relação aos cuidados, é essencial que você faça o correto dimensionamento dos equipamentos utilizados na clínica. Além disso, deve ter cuidado quanto aos espaços que podem ser utilizados, a fim de que o sistema fique longe do alto fluxo de pessoas. 

A gestão de clínicas médicas é um processo complexo, que envolve muitos detalhes e precisa ser feito com cuidado. Afinal, estão envolvidos não só os recursos financeiros da clínica, como também a segurança dos pacientes. Sendo assim, é importante procurar soluções que ajudem a trazer melhorias, como a adoção de sistemas de energia solar. Com eles, não só é possível ser sustentável, mas também economizar dinheiro para o investimento em outros segmentos da empresa. 

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e confira outros conteúdos sobre o uso de energia solar! 

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *