Matriz energética solar: o que é e suas vantagens

02/01/2024 | Energia Solar

Conhecer a matriz energética solar permite entender o quanto um país está produzindo esse tipo de energia, conhecido como energia fotovoltaica.

Na busca por fontes de energia limpa, investimentos pesados estão sendo realizados em muitas partes do mundo, não apenas para baratear os custos com a produção de energia, mas, principalmente, para diminuir o uso de energia não renovável ― aquela que é fruto de carvão mineral, petróleo e gás natural ―, quase sempre altamente poluente.

Se você tem interesse nesse assunto, fique conosco na leitura deste post, pois vamos explicar o que significa o conceito de matriz energética solar, bem como os benefícios da adoção dessa fonte de energia no seu cotidiano.

O que é matriz energética solar?

A matriz energética solar diz respeito à quantidade de fontes de energia solar que abastecem uma região. Trata-se de uma fonte energética limpa, renovável e com emissão zero de gases poluentes na atmosfera. No caso do Brasil, é um importante componente da matriz energética nacional, ou seja, o conjunto de todas as nossas fontes provedoras de energia.

Vale dizer que a matriz energética do Brasil é uma das mais limpas do mundo. Veja por quê.

Energia solar cresce no Brasil

Você sabia que, de toda a matriz energética do Brasil, 83,79% correspondem a fontes de energia renovável (hidro, solar, eólica, derivados de cana etc.)? Isso coloca o nosso país como uma referência internacional quando o assunto é energia limpa, com destaque para a energia hídrica ― a principal fonte de energia renovável do Brasil.

No entanto, chama a atenção o crescimento de fontes de energia alternativas, como a solar e a eólica. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, o país bateu recorde em 2023 na geração de energia solar, com o maior incremento da história: uma adição de 3GW ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, hoje já são 18,1 mil usinas solares de grande porte (geração centralizada), com capacidade para a produção de 10,3 gigawatts.

Ainda, está previsto pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) um investimento de R$41,5 bilhões na construção de usinas solares, mais da metade da previsão de geração de energia.

Contudo, o crescimento da energia solar não está só nas grandes usinas. Devido ao fácil acesso ao consumidor comum, já existem, pelo menos, 2 milhões de sistemas instalados em telhados, fachadas, edifícios e pequenos terrenos, provando que a conta de luz de muita gente já está mais baixa.

Como funciona a energia solar?

A energia solar funciona convertendo a energia do sol em eletricidade ou calor. Ambos são gerados por meio de painéis solares que variam em tamanho, desde telhados residenciais até “fazendas solares” que se estendem por hectares de terras rurais.

O custo necessário para a construção de painéis solares caiu enormemente nos últimos anos, tornando-os muitas vezes a forma mais barata de eletricidade. Ainda, a vida útil dos painéis solares é de aproximadamente 30 anos, o que também aumenta o custo-benefício quando pensamos em sua manutenção.

Quais os benefícios da expansão da matriz energética solar?

A energia solar é sustentável, renovável e abundante. Mas, além dessas vantagens, destacamos os seguintes benefícios com a expansão da matriz energética solar no país:

  • redução de custos na produção e distribuição;
  • conta de luz mais barata;
  • menor impacto ambiental;
  • diversidade nas fontes de energia;
  • sustentabilidade em longo prazo;
  • aumento no valor dos imóveis com sistema fotovoltaico instalado;
  • independência energética.

Você acabou de conhecer o que é a matriz energética solar e viu sua importância para a sustentabilidade do planeta e a segurança energética do Brasil. Isso sem falar na própria economia de energia na sua casa ou comércio.

Mas o assunto não termina por aqui. Veja mais números que comprovam como e por que a energia solar ultrapassou a eólica!