O que são os microinversores e o que ninguém te conta sobre eles?

29/07/2022 | Energia Solar

A energia solar está ganhando cada vez mais espaço no mercado, uma vez que vem de encontro a diversas demandas da sociedade atual, como economia e sustentabilidade. No entanto, para isso, é essencial saber como utilizar os equipamentos da melhor maneira possível. Por isso, preparamos um conteúdo mostrando o que são os microinversores e o que ninguém te conta sobre eles!

Tratar as placas fotovoltaicas de forma independente pode ser uma excelente alternativa, ampliando o aproveitamento do potencial energético, proporcionando mais segurança e trazendo mais flexibilidade em algumas situações específicas. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue a leitura!

Afinal, o que são os microinversores solares?

Os microinversores solares são dispositivos que contam com a capacidade da energia gerada pelas placas fotovoltaicas, fazendo com que passem de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA). Ou seja, ela fica exatamente igual à que você usa em casa ou na sua empresa, de forma que seja integrada e possa agregar na rede local.

O chamado inversor string, muito comum no mercado, faz isso de maneira conjunta, enquanto um microinversor pode fazer isso de forma individual, transformando diretamente em cada painel. Com isso, oferece numerosas vantagens, como mais segurança, melhor custo-benefício e independência em caso de alguma falha ou problema.

Qual o custo-benefício dos microinversores?

Outra coisa que ninguém te conta sobre os microinversores é que eles podem oferecer um excelente custo-benefício. De forma geral, tais equipamentos costumam ser um pouco mais caros do que os modelos string, mas as vantagens que oferecem fazem com que essa diferença seja extremamente vantajosa, especialmente em médio e longo prazos.

Por isso, é fundamental levar em consideração alguns pontos de atenção, como credibilidade do fabricante, a eficiência e a capacidade de comunicação integrada, além do número de entradas MPPT (Maximum Power Point Tracking ou, em português, Rastreamento do Ponto de Máxima Potência). Assim, é mais fácil tomar uma excelente decisão.

Quais são as outras vantagens dos microinversores?

Além de tudo o que já citamos, os microinversores também contam com outras excelentes vantagens. Uma delas está em oferecer mais flexibilidade, notadamente para projetos em expansão. Enquanto o modelo string foi feito para atender um conjunto de placas solares, os microinversores são mais versáteis e deixam o sistema com menos limitações de instalação.

O sombreamento também é um problema recorrente na energia solar, pois quando os painéis estão alinhados em sequência, a incidência de sombras em apenas um deles pode afetar toda a matriz, diminuindo a eficácia do sistema como um todo. Com a adoção de microinversores isso não ocorre, pois apenas o painel sombreado sofrerá perdas e os demais trabalharão normalmente.

Agora você já sabe muitas curiosidades sobre o tema. Lembre-se que o microinversor pode ser uma excelente solução, usualmente mais indicada para casas e empresas com pouco consumo de energia.

Gostou de aprender o que são os microinversores e o que ninguém te conta sobre eles? Quer conferir mais conteúdos sobre energia solar? Então, não deixe de curtir o perfil da Solarprime Franquias no seu Facebook agora mesmo!