Mindset empreendedor: saiba como desenvolver o seu! - Solarprime

Mindset empreendedor: saiba como desenvolver o seu!

Mindset empreendedor: saiba como desenvolver o seu!

Na hora de abrir um negócio, muito se fala sobre os riscos, o capital que deve ser investido e a postura empreendedora. Isso se dá mesmo se você for abrir uma empresa com padrões determinados, como no caso de uma franquia já estabelecida no mercado. Nesse caso, é essencial desenvolver um mindset empreendedor. Mas você sabe o que é isso? 

Neste post, saiba o que é esse conceito e por que é tão importante. Veja também como desenvolvê-lo com dicas práticas. Boa leitura! 

O que é mindset empreendedor e por que é importante? 

Para começar, é importante saber de onde vem o conceito de mindset. Basicamente, ele pode ser traduzido do inglês como “mentalidade”, mas também pode ser relacionado com a ideia de um “modelo mental”. Essa ideia surgiu em 2006, quando a psicóloga e professora da Universidade de Stanford, Carol Dweck, lançou o livro “Mindset: The New Psychology of Success”. 

Nele, ela apresenta um estudo sobre como as pessoas lidam com o fracasso e defende a ideia de que se uma pessoa tem um modelo de pensamento rígido, acreditando que suas capacidades são definidas apenas por nascimento, isso gerará um pessimismo e angústia. Ou seja, se ela acredita que não é capaz de algo ou de superar um fracasso, de fato, não conseguirá mudar esse aspecto em sua vida. 

É aí que entra o mindset. Nesse caso, a ideia defendida é de que seria possível desenvolver novos padrões mentais para encarar as situações com uma nova visão. Assim, a pessoa reagiria de outra maneira diante de fracassos, tomando ações diferentes e revertendo o problema em sucesso. 

No caso do mindset empreendedor, é a mesma aplicação. Se uma pessoa quer abrir um negócio, mas já começa desacreditando sua ideia, não irá para a frente. Ao passo que se tiver um mindset focado em empreender, vai saber enxergar oportunidades, se adaptar às situações e resolver problemas. 

Como desenvolver um mindset empreendedor? 

Agora que você conhece o conceito de mindset empreendedor, é importante saber dicas de como desenvolvê-lo. Confira algumas delas a seguir! 

Tenha um propósito 

Para um mindset confiante e positivo, você também precisa de um propósito. Por isso, é preciso defini-lo de forma bem clara. Por exemplo, se o seu objetivo é ter uma franquia em 2022, você terá um prazo definido para colocar ações em prática e fazer isso acontecer. 

Conheça seus defeitos e virtudes 

Ter um mindset empreendedor não é ser super otimista ou acreditar que você não comete erros. Pelo contrário, é saber que o fracasso é algo natural, mas que pode ser recuperado. Sendo assim, é fundamental conhecer suas virtudes e defeitos para saber lidar com eles e encaminhar suas decisões de forma correta: nem menosprezando e nem superestimando suas capacidades. 

Busque sempre o autodesenvolvimento 

Um mindset é algo que está em constante desenvolvimento. Afinal, conforme os tempos mudam pode ser que você precise adotar novas posturas, especialmente no ramo de negócios. Isso não significa abrir mão de valores e crenças que você acredita, mas entender como a sua empresa se posiciona no mercado, compreender as novas necessidades e exigências e decidir se deve mudar sua forma de agir ou não. 

Não tenha medo de riscos 

Um mindset empreendedor envolve buscar melhorias e, de fato, empreender. Ou seja, tentar algo novo. Sendo assim, é importante não ter medo de riscos, desde que sejam calculados e dentro de suas possibilidades. Outro aspecto imprescindível é ter a motivação de transformar ideias em planos, mesmo que não tenha tudo da forma ideal, em algum momento você deve começar a empreender. 

O mindset empreendedor é um conceito relativamente novo. Porém, já foi adotado e adaptado por muitas pessoas, especialmente no caso de empresas. Para quem quer abrir um negócio, como uma franquia, ele pode fazer toda a diferença na gestão. Afinal, estabelece um modo de pensar focado no sucesso do negócio. Assim, a partir dele, você terá motivação para pensar em soluções, resolver problemas e aproveitar as oportunidades. 

Gostou do post? Siga o nosso Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn para receber mais novidades! 

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *