Energia limpa no Brasil: saiba mais sobre seus impactos e crescimento

02/02/2023 | Energia Solar

[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]Não é novidade para ninguém que a sociedade vem evoluindo a passos largos, gerando novas demandas e cobrando responsabilidade sobre como as empresas e pessoas se relacionam com o meio ambiente. Pensando nisso, preparamos um conteúdo falando mais sobre a energia limpa no Brasil e mostrando seus impactos e crescimento.

Trata-se de um assunto que vem chamando a atenção e despertando a curiosidade, especialmente em função de muitas novas possibilidades estarem sendo viabilizadas, fazendo com que vários setores estejam em melhor sintonia com a natureza. Continue a leitura e aprenda mais sobre isso!

Afinal, o que é energia limpa?

De forma geral, podemos dizer que energia limpa é toda aquela que não emite gases poluentes e não traz malefícios para o meio ambiente. Em outras palavras, são alternativas que respeitam a natureza e não promovem mudanças climáticas nocivas para o planeta, uma vez que não produzem dióxido de carbono e outros poluentes.

Tal preocupação já pode ser percebida há algum tempo, por exemplo, com o aumento do número de veículos de mobilidade elétrica circulando pelas ruas, a instalação de painéis fotovoltaicos –  conhecidos também como placas fotovoltaicas –  em residências e empresa e muito mais, convertendo-se em uma opção cada vez mais popular em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Quais são os impactos da energia limpa no Brasil?

Os impactos que as alternativas sustentáveis produzem são bastante significativos e podem ser percebidas em curto, médio e longo prazos. A energia solar, por exemplo, conta com muitas diferenças em relação àquela proveniente de fontes poluentes, tendo em vista que não libera gases prejudiciais na atmosfera e sua produção não é prejudicial ao ecossistema.

Além disso, as pessoas podem instalar placas fotovoltaicas em suas próprias residências, gerando energia solar para o consumo interno ou até vendendo para a rede, aferindo lucro ao mesmo tempo em que protege a natureza. O ar que respiramos ganha em termos de qualidade e recursos naturais não se esgotam, beneficiando gerações.

Como anda o crescimento da energia limpa no Brasil?

Com tantos benefícios para as pessoas, para a sociedade e para o meio ambiente como um todo, não é de se espantar que o crescimento da energia limpa no Brasil venha sendo exponencial. Aliás, vale ressaltar que produzimos cerca de 7,2% de toda a energia renovável mundial, um número expressivo e que deve aumentar ainda mais.

Enquanto a média do planeta de fabricação de energia renovável gira em torno de 17%, 18%, nosso país conta com nada menos do que 80% de energia renovável. Com a popularização dos painéis fotovoltaicos e a percepção de que é uma opção extremamente inteligente e consonante com o ecossistema, esse número pode ser ampliado significativamente.

Como você pôde ver, o mercado de energia limpa no Brasil é expressivo e pode crescer ainda mais, sobretudo quando mais pessoas experimentarem todos os benefícios que os painéis fotovoltaicos podem proporcionar para empresas e residências.

Gostou de aprender mais sobre a energia limpa no Brasil, seus impactos e crescimento? Quer ficar ainda mais por dentro do assunto? Então, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]