Vale a pena aderir ao seguro para energia solar? Descubra! - Solarprime

Vale a pena aderir ao seguro para energia solar? Descubra!

Vale a pena aderir ao seguro para energia solar? Descubra!

A geração da própria energia através de painéis fotovoltaicos tem despertado interesse em muitos consumidores físicos ou jurídicos. A explicação está na economia nas contas de luz e nos benefícios que esse sistema oferece para o meio ambiente. E, para garantir o investimento, muitos usuários estão buscando pelo seguro para energia solar. 

O seguro para as placas fotovoltaicas cobre determinadas eventualidades e a seguradora deve ser acionada para tomar as providências necessárias e indenizar o consumidor. Com o aumento do uso da energia solar, o seguro é uma forma de garantir proteção e evitar prejuízos. Veja como funciona e de que maneira você pode contratar o seguro para energia solar!

 Como funciona o seguro para energia solar?

O sistema fotovoltaico, conhecido também como kit fotovoltaico, possui basicamente os painéis solares e os inversores. Esses equipamentos são responsáveis por captar e converter os raios solares em eletricidade, que pode ser usada nos mais diversos tipos de imóveis. 

O seguro das placas de energia solar funciona como qualquer outro tipo de serviço como esse onde, em casos de incidentes, a seguradora deve ser acionada para tomar as medidas necessárias. Eventualidades como vendaval, incêndio, furto ou danos aos equipamentos são passiveis de indenização. Esse tipo de seguro é oferecido para pessoas físicas e jurídicas com imóveis comerciais, residenciais, comerciais ou industriais que possuam o sistema de energia solar.  

Por que vale a pena aderir ao seguro para energia solar?

O seguro de energia solar tem como grande vantagem a garantia de reparo ou indenização de problemas gerados por questões externas, ou seja, intempéries da natureza, além de furtos e roubo dos equipamentos e danos gerados por terceiros. Separamos as principais vantagens das coberturas oferecidas pelas seguradoras referente a energia solar;

  • proteção contra danos físicos ao bem causados por terceiros no momento da instalação das placas fotovoltaicas, erros de projeto, danos nos módulos são ressarcidos pela seguradora;
  • redução de riscos de perder o investimento caso seja vítima de furtos ou roubos;
  • mais segurança na conservação e durabilidade dos painéis solares;
  • a cobertura do seguro para energia solar engloba danos físicos, causados por terceiros, e danos que envolvam causas naturais.

Como é possível contratar um seguro para energia solar?

Os riscos de danos nos sistemas de energia solar estão relacionados a instalação e execução dos projetos, bem como os danos naturais, causado por vendavais, chuvas, incêndio, raios, entre outros. Conforme essas necessidades, as seguradoras oferecem diversos tipos de coberturas e é importante conhecer as possibilidades antes de assinar o contrato.

O seguro de energia solar pode ser contratado tanto pelo proprietário do imóvel que possui o sistema quanto pelo empresário que vende ou instala as placas fotovoltaicas. Cabe a cada seguradora estabelecer seu portfólio com os planos oferecidos, informando os riscos incluídos e excluídos, além de falar sobre as coberturas básicas e as adicionais. Os seguros são medidas de proteção essenciais para garantir a proteção do sistema de energia solar.

Portanto, o seguro para energia solar é fundamental para garantir o investimento e evitar prejuízos. Os planos cobrem avarias causadas por fenômenos naturais, como chuvas, ventanias e raios, e danos que podem acontecer durante a instalação das placas fotovoltaicas. Para avaliar qual seguro é o mais indicado para o seu sistema e energia solar, consulte um corretor especializado e garanta mais segurança na contratação. 

Gostou de saber mais sobre o seguro para energia solar? Siga a Solarprime no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades deste mercado!

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *