[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]Além de decidir no que empreender, quem quer investir também pensa em como fazer seu negócio funcionar e, com o tempo, como fazê-lo crescer a fim de expandir a empresa. Aliás, dúvidas como quando é a melhor hora para fazer esse investimento e como fazer são bastante comuns.
No post a seguir, saiba as razões para expandir o seu negócio e fazê-lo crescer no cenário atual. Além disso, confira dicas de como expandir sua empresa na prática. Boa leitura!
Afinal, por que pensar em expandir sua empresa?
Em processo de retomada e com uma recuperação positiva da economia, muitas empresas aprenderam durante a pandemia a reajustar seus negócios e até a transformá-los em algo novo. Com isso, além das perspectivas de aumento no faturamento, há esperanças e vontade para expandir a empresa, fazendo o negócio tomar novos rumos. Afinal, buscar a expansão traz muitas vantagens:
- consolidar sua marca a nível nacional e até internacional;
- conquistar novos mercados e aumentar o faturamento;
- tornar-se referência em seu segmento;
- atender novos públicos consumidores;
- oferecer novas oportunidades de trabalho para mais pessoas.
Mas para que tudo isso aconteça, é preciso cautela e um bom planejamento. Afinal, é um grande passo que precisa ter fundamentos sólidos para dar certo.
O que fazer para expandir sua empresa?
Agora que você sabe que a economia tem boas perspectivas e talvez seja o momento ideal de expandir a sua empresa, confira algumas dicas de como realizar esse processo na prática.
Estude o mercado
Não há como expandir a sua empresa sem considerar o mercado em que ela está inserida. Afinal, apesar das perspectivas serem boas de forma geral, cada área está tendo uma recuperação diferente, baseada em seu segmento. Por exemplo, o turismo e entretenimento ainda estão buscando melhores resultados. Já o setor de energia solar dobrou o número de empresas em apenas um ano.
Sendo assim, é fundamental estudar bem o cenário atual, suas oportunidades e ameaças, bem como as perspectivas de futuro para saber se o investimento na expansão pode dar certo e será recompensado.
Entenda sua empresa
Um plano de expansão é um processo complexo, que envolve investimento financeiro e muitas parcerias. Por isso, é importante entender completamente a sua empresa e adequá-la para esse momento, procurando usar seus pontos fortes a seu favor, além de minimizar e solucionar suas fraquezas. Além disso, é importante contar com todo o capital necessário para que a expansão ocorra sem interferir em seu funcionamento normal.
Outro fator é que todos os proprietários, caso haja mais de um, precisam estar envolvidos e concordar com as futuras mudanças. Além disso, é possível contar com a ajuda de profissionais especializados para pôr tudo em prática, como no caso do Business Partner.
Trace metas
As metas são algo comum no cotidiano de uma empresa. Afinal, você as usa para determinar o faturamento necessário ou prospectar novos clientes. No caso da expansão, isso se dá de forma ainda maior. Sendo assim, determinar metas mensuráveis e atingíveis, ainda que aos poucos, pode ser a melhor forma de expandir sua empresa com sucesso e saber onde você quer chegar.
Pense no marketing
Você já tem sucesso onde atua e sua marca já é estabelecida? Isso torna tudo mais fácil para o marketing. Porém, quando você opta pela expansão, é preciso criar todo um plano de divulgação para esse novo negócio.
Afinal, você vai estar em novas regiões e precisará lidar com culturas e pessoas diferentes, que podem ser distintas do público que você já conhece. Além disso, esse plano também é necessário quando a forma de negócio muda.
Por exemplo, para quem expande para um e-commerce, as preocupações e obrigações são outras. Além disso, é preciso lidar com um ambiente mais dinâmico, o que faz com que o marketing tenha que ser ainda mais eficiente.
Escolha o modelo
Outro ponto importante é entender como expandir a empresa. Ou seja, você vai montar uma segunda loja? Vai criar novas sedes em novas cidades ou um e-commerce? Ou vai optar por um modelo escalável, como as franquias? Saber qual deles usar é fundamental para saber como expandir o seu negócio dentro dos limites possíveis.
Por que a franquia torna a expansão da empresa mais fácil?
Há várias opções para expandir a sua empresa, mas formatá-la em franquia pode ser uma das melhores. Afinal ela oferece diversas vantagens.
- Expandir sua marca com menores custos, já que os franqueados assumem certas responsabilidades de implementação.
- Trabalhar com diversos parceiros e contar com muitas unidades sem que uma dependa da outra.
- Ter mais segurança quanto à gestão, já que ela envolve frequentemente o próprio dono.
- Eliminar riscos, pois cada unidade não corresponde diretamente a você.
- Criar uma rede fortalecida de seu produto, na qual você possa desenvolver diversos tipos de negócio.
Dessa forma, a franquia oferece possibilidades de uma expansão mais rápida e segura. Para isso, o primeiro passo é determinar se o seu negócio se adequa ao modelo. Depois, com ajuda de consultoria especializada, deve-se ajustar a parte jurídica e determinar como devem ser os acordos com os franqueados.
Além disso, você deve ser capaz de oferecer todo o apoio que essas pessoas precisam, por exemplo, oferecendo dados reais sobre o negócio e suas possibilidades e formatando o know-how para que apliquem.
Já para quem ainda não tem um negócio sólido, a franquia é uma opção para começar e crescer. Afinal, dependendo da rede com a qual se trabalha, é possível que você implemente novas unidades e modelos de negócio, alcançando novos públicos e contando com uma marca já consolidada.
Expandir a empresa é uma ótima chance de aproveitar as oportunidades do mercado e crescer. Mas para isso é preciso um bom planejamento e escolher o modelo certo de negócio, como no caso das franquias. Dessa forma, você formata a sua empresa em um modelo rentável, com baixo risco e muitas possibilidades de alcançar novos mercados.
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