Desvendando as cleantechs: entenda como funcionam!

23/02/2023 | Dicas

[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]Nos dias atuais e com a situação preocupante do meio ambiente, muito se fala em sustentabilidade e em deixar o nosso planeta saudável. Com todas as iniciativas, empresas que estão preocupadas com o futuro das próximas gerações estão engajadas em oferecer tecnologia limpa. Essas instituições são denominadas cleantechs.

Tais empresas têm função social e deixam bem clara a apreensão com o bem-estar de todas as pessoas e com os cuidados com a natureza. Apesar de muitas empresas não estarem atentas a este detalhe, para que elas tenham funcionários saudáveis e para que os empresários também tenham saúde, o ideal é pensar no meio ambiente como um todo e trabalhar em prol de bons resultados.

Ficou curioso com relação às cleantechs e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que são cleantechs e como funcionam?

Traduzindo do inglês para o português, cleantechs significa tecnologia limpa. Qualquer empresa que realize serviços ou que tenha processos que reduzam impactos ambientais significativos pode ser considerada cleantech. Essas instituições se destacam por fazerem o uso sustentável dos recursos e por desenvolverem atividades que permitam a proteção do meio ambiente.

Por essa razão, essas empresas também são chamadas de startups verdes, isso devido ao fato de cuidarem do meio ambiente. Com essas atitudes, a empresa se desenvolve e torna o mundo um local mais amigável para os seres humanos e a natureza. Para ser considerada uma cleantech, a organização em si precisa:

  • causar menos poluição;
  • ter modelo de negócio escalável;
  • otimizar atividades usando recursos disponíveis.

Os materiais a serem utilizados precisam ter fontes de energia sustentável, tais como, vento, luz, calor e força do mar. E, além dessas peculiaridades, deve existir uma preocupação em não usar em demasia recursos como o carvão, petróleo e gás natural. Vale salientar que a diminuição da produção de rejeitos também é uma das características marcantes dessas empresas.

Todas essas atitudes auxiliam em um crescimento empresarial e permitem a busca pelo sucesso financeiro, aliado a diminuição da agressão ao nosso planeta Terra. Conforme dados encontrados na Smart Prosperity Institute, no ano de 2022, esse tipo de empreendimento movimentou aproximadamente 2,5 trilhões de dólares.

Algumas das opções de produtos que já podem ser encontrados no mercado e que certamente já foram vistos por você, são:

Esses são bons exemplos e ainda existem muitos outros que podem ser encontrados com facilidade. E, pode ter certeza de que eles estarão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.

O que fazem as empresas cleantechs e quais são os vínculos com questões ambientais?

As empresas cleantechs, são o mercado do futuro e são focadas em desenvolver soluções tecnológicas sustentáveis, para serem usadas em processos de produção. Pode-se dizer que elas se dividem em oito segmentos, segundo a classificação da Kanchan. Dentre as partes podemos citar:

  • meio ambiente e ar — reaproveitamento de resíduos e comércio/ sequestro/ compensação de carbono;
  • energias limpas — nuclear, solar, eólica, marinha e geométrica;
  • empresa limpa — elaboração de melhoria nos processos e embalagens ecológicas;
  • água — tratamento, distribuição e produção de água;
  • eficiência — automação e redes inteligentes;
  • agricultura — criação e cuidados com animais, plantio e aquicultura.
  • transporte — veículos elétricos e gestão de tráfego;
  • armazenamento de energia — de forma mecânica, química ou térmica.

Também existem aquelas que têm boas iniciativas, criando plataformas de compartilhamento de créditos de energia limpa. Todas para que sejam usadas pelo consumidor final.

Quais são os melhores exemplos de cleantechs?

Existem muitas empresas que são consideradas cleantechs, cada uma em sua área e com suas peculiaridades, mas todas têm o mesmo objetivo, que é crescer e cuidar do planeta. Entre elas podemos citar:

  • Luming — empresa gaúcha que se especializou na produção de gás natural e biogás;
  • Pólen — responsável por conectar empresas que produzem resíduos, com aquelas que usam esses materiais como matéria-prima.

Acredite, essas instituições têm feito grande diferença para o mundo. E, saiba que pensar nos conceitos de sustentabilidade pode ajudar na hora de empreender, já que essa ideia tem crescido.

Qual é o panorama delas no Brasil e como as cleantechs se relacionam com o mercado de energia solar?

Com a degradação do meio ambiente, causada por efeitos nocivos, existe uma enorme necessidade de usar os recursos naturais, que ainda nos restam de maneira racional. E, é exatamente por estarem engajadas nessa tarefa que as cleantechs têm tudo para crescer e se multiplicar.

Pode-se dizer que governos e instituições estão unidos na tentativa de descarbonizar a matriz energética e adotar modelos de negócios que sejam econômicos e, ao mesmo tempo, menos agressivos para com a natureza.

Um dos princípios que vem sendo muito utilizado no Brasil é o ESG (Environmental, Social and Governance), e ele se baseia nos fatores ambientais, sociais e de governança. E, essas atitudes estão cada vez mais presentes no ambiente corporativo.

O estudo da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), realizado e publicado em parceria com a EDP, informa que o Brasil tem aproximadamente 102 cleantechs ativas. Vale salientar que, considerando o grande potencial do segmento, esse é um número modesto.

Nessas circunstâncias, pode-se perceber que as cleantechs têm tudo para se tornarem importantes protagonistas de uma grande mudança mundial.

Então, agora que você já sabe o que são as cleantechs e como elas funcionam, não deixe de analisar todos os fatores e de colocar as ideias das Startups Verdes em sua empresa. Dessa maneira, você contribuirá para ter um mundo melhor e com menos poluição e com certeza irá alavancar os seus negócios.

Isso, devido ao fato de que a maioria das pessoas se preocupa com a água potável, com os animais, um ar sem poluição e muitas outras questões relacionadas ao meio ambiente. E, a atitude de apoiar ou se tornar uma empresa conhecida como cleantech, só trará benefícios ao seu negócio.

Sem contar que haverá uma melhor produtividade, boa performance, facilidade nas operações e eficiência no atendimento de seus clientes. Sendo assim, pare, pense e tome a decisão de apostar em um mundo melhor.

Gostou do nosso post sobre as cleantechs? Não deixe de ler também nosso outro artigo “Conheça os 6 principais direitos e deveres de um franqueado”, e fique por dentro de mais este importante assunto![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]