7 erros de gestão financeira empresarial que você não pode cometer

10/11/2022 | Dicas

Um dos maiores desafios para quem tem ou está começando um negócio, é realizar a gestão financeira empresarial. Isso porque ela envolve muitos fatores e deve ser feita com cuidado para levar o negócio adiante.

No post a seguir, confira como ela funciona e por que é tão importante. Saiba também 7 erros que devem ser evitados para não o colocar em risco e como eles podem prejudicar a sua empresa. Boa leitura!

Afinal, o que é gestão financeira empresarial?

Basicamente, a gestão financeira empresarial é a prática que garante o controle de todos os seus recursos financeiros. Ou seja, quando é feita de forma correta, ela permite que você possa:

  • pagar as contas da empresa;
  • ter reservas de dinheiro;
  • investir em crescer seu negócio;
  • manter a empresa regularizada;
  • otimizar os custos e economizar.

Sendo assim, ela é fundamental para que todos os setores possam funcionar em conjunto, a fim de alcançar as metas que você planejou. Além disso, ela é o fator determinante para que a sua empresa comece a lucrar depois do início e se torne cada vez mais consolidada no mercado, independentemente de quais desafios venha a enfrentar.

Com tanta importância, a gestão deve ser realizada com muito cuidado e de forma eficiente, a fim de não colocar o negócio em risco e torná-lo bem-sucedido.

Quais os 7 erros na gestão que devem ser evitados?

Para realizar uma boa gestão financeira empresarial é muito importante evitar certos erros. A seguir, confira 7 dos principais erros de gestão e por que é importante ter atenção a eles desde o início.

1. Não separar despesas

Quando você vê sua empresa começando a faturar, pode cair em uma prática perigosa: misturar as finanças com as despesas pessoais. Ou seja, em vez de determinar um salário fixo, você passa a usar os lucros para realizar projetos pessoais.

Para evitar essa situação, é importante ter contas separadas, respeitando que o que é lucro da empresa deve ser reservado para o uso dela.

2. Não fazer registros

Imagine a situação: você precisa checar se um fornecedor foi pago seis meses atrás, mas não consegue encontrar os registros desse pagamento. Com isso, pode acabar tendo que pagar novamente a despesa, por não conseguir provar que ela já foi realizada.

Esse é um cenário que indica a importância de se ter todos os registros, tanto para o controle de cada centavo recebido ou retirado da empresa, quanto para verificar se ela está dando lucro.

3. Não utilizar ferramentas financeiras

Todos os dias, diversas informações circulam por sua empresa, inclusive na gestão financeira empresarial. Sendo assim, se todas elas precisam ser registradas, ficaria muito difícil fazer tudo de forma manual, certo?

Por isso, é importante evitar o erro de ocupar uma pessoa apenas para fazer isso ou sobrecarregar um colaborador com tarefas operacionais que poderiam ser automatizadas. Nesse caso, investir em ferramentas financeiras, como sistemas de gestão, além de otimizar esses registros básicos também pode oferecer uma visão mais facilitada de como anda o negócio.

4. Ignorar os indicadores de desempenho

Conforme a sua empresa funciona, é possível obter alguns indicadores de desempenho, que mostram se tudo está andando como deveria.

Dessa forma, é imprescindível aprender a utilizá-los e analisá-los. Afinal, o conjunto das informações que oferecem ajuda a estabelecer o seu cenário. Portanto, é importante evitar ignorá-los e procurar compreendê-los. Outro erro a ser evitado é olhar apenas para um deles e interpretar sua empresa com base apenas nessa informação.

5. Não fazer projeções para o futuro

Deixar que a empresa seja levada, conforme a situação do setor, é um erro de iniciante que pode custar caro. Isso porque é fundamental você analisar as finanças e fazer projeções com elas, para que possa não só cumprir as obrigações do dia a dia, mas investir no seu crescimento e se preparar para futuros cenários de crise.

6. Não fazer fluxo de caixa

De forma geral, o fluxo de caixa envolve o controle de entradas e saídas diárias. Ou seja, a conferência de cada um desses processos. Porém, ela é uma prática que vai muito além e influencia diretamente na gestão financeira empresarial. Afinal, é o mínimo que se pode fazer para conseguir administrar os recursos da sua empresa.

Sendo assim, é importante não cometer erros ao realizar o fluxo de caixa, mantendo sua frequência diária, bem como analisando-o em determinados períodos. Além disso, a partir dele, é possível projetar as despesas ao longo do mês e tomar ações de reparação ou investimento.

7. Não otimizar os custos da empresa

Conhecer bem o seu negócio e fazer uma boa gestão financeira empresarial permite a otimização de custos. Ou seja, quando você não tem atenção aos detalhes, pode acabar pagando mais do que precisa, por não usar as soluções corretas.

Assim como no caso do uso dos sistemas de gestão, outras medidas podem ajudar sua empresa a utilizar melhor as finanças e economizar. Um exemplo é na questão dos gastos com energia elétrica.

Imagine quantas máquinas e equipamentos usam energia? Agora, considere o número de pessoas que acendem luzes, ligam o ar condicionado, a cafeteira, entre outras práticas. Pode ser muita gente, certo? E isso representa um grande gasto no final do mês.

Para reduzir esses custos, muitas empresas têm adotado a energia solar em suas organizações, como uma forma de economizar. Assim, além do quesito sustentabilidade, também é possível direcionar esse dinheiro para outras necessidades.

Como os 7 erros podem prejudicar a sua empresa?

A gestão financeira empresarial é um processo complexo e importante, pois é necessária para manter tudo em ordem e funcionando. Sendo assim, é importante evitar os 7 erros que mencionamos, já que eles podem trazer consequências negativas para você e sua empresa, como:

  • perda de tempo e maiores chances de erro de colaboradores, quando se prendem a tarefas de rotina;
  • impossibilidade de tomar decisões acertadas;
  • falta de visão de negócios por não saber quanto há de recursos para aplicar;
  • impossibilidade de investir por não ter dinheiro;
  • estagnação da marca e maior risco de falência.

Agora que você conhece o porquê de realizar uma gestão financeira empresarial, pode olhar com mais cuidado para sua companhia, corrigindo e evitando os erros que podem trazer prejuízo a elas. Assim, pode fazer uma aplicação mais eficiente e angariar mais recursos financeiros para alcançar suas metas; mesmo quando isso envolve fatores simples, como economizar energia.

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