Captação de novos clientes: desafios e técnicas para o mercado de energia solar

18/08/2022 | Dicas

Se você não vê a hora de ter o próprio negócio e está de olho no mercado de energia solar fotovoltaica, temos algo a dizer: você já está no caminho certo. Afinal, esse é um segmento que ainda tem muito espaço para crescer. Para aproveitar essa grande oportunidade de investimento, entretanto, é fundamental saber como realizar uma captação de novos clientes realmente eficaz.

Esse processo é só mais um daqueles desafios de empreender no Brasil. Como em todos os demais obstáculos, a superação é perfeitamente possível. Você só precisa de uma ótima orientação, capaz de indicar as melhores técnicas para desbravar o mercado e conquistar seu público.

Pronto para saber como se tornar um gestor de sucesso no ramo de energia solar? Venha com a gente!

Vantagens de um plano de captação de novos clientes

Antes de mais nada, a primeira coisa com a qual você deve se preocupar é com a elaboração de um plano detalhado de prospecção de clientes em potencial. Todo esse cuidado só traz vantagens. Olha só o que você tem a ganhar com isso:

  • fluxo de vendas mais ágil — etapas a perder de vista cedem lugar por processos mais simples e efetivos;
  • diminuição do CAC (Custo de Aquisição de Clientes) — afinal, a diminuição das etapas do fluxo de vendas também é uma medida econômica para o caixa do negócio;
  • aumento do ROI (Retorno sobre o Investimento, em português) — a aplicação correta de boas estratégias ampliam a taxa de recuperação sobre o valor investido no negócio;
  • aceleração do crescimento em um médio prazo — quanto mais qualificados forem os novos consumidores, maior a probabilidade de eles se converterem em clientes.

Como montar esse plano?

Gostou das vantagens que apresentamos anteriormente e quer aprender a transformá-las em realidade no seu negócio de energia solar? Ótimo! Basta se certificar de seguir as etapas que apresentamos abaixo.

Estabeleça objetivos claros e precisos

Ao contrário do que possa parecer, a melhora de todo o processo de captação não se restringe a só ou a um outro objetivo. Em vez de maximizar o volume de clientes desordenadamente, é bem mais inteligente e estratégico mirar alvos previamente definidos.

Isso, inclusive, é essencial na hora de monitorar indicadores, outra etapa indispensável em todo esse processo. O aumento da receita da empresa, por exemplo, é um objetivo que requer estratégias diferentes daquelas direcionadas à conquista de uma nova fatia de mercado.

Defina metas alcançáveis

Pensar grande é imprescindível. No entanto, essa atitude jamais deve ser confundida com a determinação de metas completamente fora da realidade. Às vezes, os números apontados até são viáveis, mas desde que o período para tal seja maior do que aquele indicado no plano de ação.

Há ainda outro fator a ser considerado. Antes de simplesmente repassar novas metas ao time comercial, é aconselhável confirmar se os colaboradores estão aptos para encarar o tamanho do desafio proposto.

Aproveite para verificar a possibilidade de propor um novo treinamento, a fim de atualizar a equipe quanto às estratégias comerciais inovadoras.

Saiba delegar responsabilidades

As tarefas são muitas e, portanto, exigem organização para que, ao término da jornada, tudo seja concluído da melhor maneira possível. Na prática, cada colaborador deve saber exatamente o que precisa fazer.

Mesmo que haja poucas pessoas disponíveis no negócio, é crucial definir quem vai ficar encarregado de gerar e nutrir (responsabilidade características do time de marketing) leads qualificados, por exemplo.

Em seguida, alguém deve efetuar o processo de validar esses clientes em potencial, trabalhar objeções e, enfim, fechar novas vendas. Lembre-se que ainda é necessário dar atenção ao pós-venda, etapa decisiva para o sucesso da estratégia. A qualidade de experiência do consumidor de ponta a ponta é o que dirá se ele vai ou não se tornar um novo cliente da sua empresa.

Adquira o hábito de monitorar indicadores

Indicadores só fazem sentido em um negócio quando eles são acompanhados de perto pelos gestores da organização. Além de selecionar as métricas que fazem sentido para monitorar o desempenho da estratégia em curso, você também precisa se munir das ferramentas de monitoramento adequadas.

Nesse sentido, estude a viabilidade de adquirir softwares ou plataformas de gestão e análise de dados que facilitem e potencializem a visualização dos resultados. Essas ferramentas são praticamente indispensáveis na hora de analisar a quantidade de abordagens, o ROI, o CAC e as taxas de conversão.

Identifique e elimine gargalos

Uma interpretação cuidadosa e criteriosa dos números gerados pelas métricas previamente definidas já dá uma boa amostra da eficácia dos processos que estão em curso. Para complementar a análise, vale a pena alinhá-la com as demais informações contidas nos relatórios relacionados a cada etapa do plano de ação.

Técnicas que você pode aplicar no processo

Como você pôde ver, captar novos clientes qualificados dá certo trabalho devido aos desafios que tendem a surgir durante o caminho. Para facilitar sua vida, elencamos algumas técnicas que impulsionam as chances de obter resultados satisfatórios ou, quem sabe, bem acima das expectativas iniciais.

Trace o perfil ideal de cliente

No ramo de energia solar, é possível focar tanto o público B2B quanto o B2C — ou ambos. Tomado esse primeiro passo, você deve chegar às personas, que ilustram um resumo das características das pessoas que seriam os consumidores mais propensos a se tornarem clientes, de fato.

O intuito, aqui, é encontrar os aspectos (demográficos, geográficos, sociais, etc.) em comum mantidos por esse grupo de indivíduos. Assim, fica mais fácil criar estratégias com maiores chances de darem certo.

Peça indicações dos seus melhores clientes

A boa velha recomendação de quem já adquiriu seu produto e está muito satisfeito com ele continua sendo muito eficaz. Portanto, elabore meios de incentivar seus clientes a indicar o painel solar para outras pessoas.

Invista em inbound marketing

Com um blog próprio e repleto de conteúdo relevante para suas personas, você inicia um relacionamento com seus clientes em potencial e vai ganhando a confiança deles aos poucos.

Quando bem alinhada a uma estratégia efetiva de curto prazo, o inbound marketing é determinante para virar a chave de crescimento de qualquer negócio. Acredite, esse é o caminho para captar novos clientes de maneira contínua e sustentável no médio e longo prazo. Pensar longe é tão importante quanto pensar grande.

Por fim, tenha em mente que todo esse plano e essas técnicas só surtem o efeito desejado se houver um produto à disposição. Quando se trata de uma marca já testada e consolidada no mercado, a probabilidade de sucesso só aumenta. Como conseguir isso? Por meio de uma franquia de energia solar consagrada: a Solarprime.

Com projetos que abrangem as áreas rural, comercial e residencial, somos a maior rede de franquias de energia solar do Brasil. Investimos pesado em infraestrutura tecnológica para que sua captação de novos clientes seja ainda tranquila e, assim, você se torne o investidor de sucesso que sempre quis ser.

Gostou da ideia? Deixe um comentário aqui embaixo para a gente!