Muitas empresas no Brasil acabam não tendo um bom desempenho em seus primeiros anos de existência. Isso se deve muito em parte por falta de elaborar um plano eficiente. Entre os principais documentos nesse sentido é o planejamento financeiro empresarial. Por meio dele, é possível ter uma ótima estimativa de como será conduzido o fluxo de caixa da franquia, entre outros pontos.
Para esclarecer melhor essa questão, este artigo trata do assunto de forma mais séria. Ao ler o texto, você conhecerá mais a fundo o conceito que ronda esse importante documento. Em seguida, entenderá as fases que devem compor o plano. Por fim, saberá quais medidas devem ser tomadas para mensurar com exatidão os resultados alcançados com a implementação do planejamento.
Não espere mais e siga na leitura agora mesmo!
O que é um planejamento financeiro empresarial?
Entre os documentos de planejamento de uma organização, poucos deles têm tanta importância quanto o planejamento financeiro. É ele quem define uma série de planos, metas e objetivos que fazem referência ao capital empregado na operação da empresa ou da franquia. Além disso, o planejamento financeiro exerce forte influência no fluxo de caixa.
Sendo assim, não é de se espantar que empresas que entram em operação sem ter um bom planejamento financeiro estejam mais suscetíveis à falência. O documento serve como um guia para as pretensões da companhia em relação a um dos principais ativos do negócio: o dinheiro.
Por meio de um planejamento financeiro empresarial bem constituído, a organização saberá o que deve ser feito e quando deve ser feito. Isso falando em relação ao emprego do capital, que se traduz em um momento de crescimento, por exemplo. Ou ainda, quando os custos deverão ser cortados para atender às demandas impostas pelo fluxo de caixa da empresa.
Como fazer um bom planejamento financeiro empresarial em uma franquia?
Uma boa referência para construir um planejamento bem elaborado é dado pelas etapas descritas a seguir. Acompanhe para entender o conceito apresentado e colocar em prática no momento de constituir uma franquia de um negócio. Confira.
Definição de metas
Para que uma franquia tenha sucesso, é importante definir as metas que o negócio deve perseguir. Como estamos falando de um planejamento financeiro, os objetivos devem estar relacionados à quantidade de dinheiro que entra no caixa da companhia.
Um detalhe de muita importância nesse ponto é que as metas traçadas devem vir acompanhadas de datas específicas para que sejam alcançadas. Esse tipo de abordagem dinamiza o trabalho e mantém os colaboradores engajados.
Previsão de cenários
Com as metas em mãos, chega a hora de pensar no modo como elas se darão no futuro próximo. Aqui vale destacar que não se trata de tentar prever o que acontecerá, mas sim de considerar diferentes cenários de acordo como o mercado se apresentar.
Assim, recomenda-se que sejam considerados pelo menos 3 cenários: um otimista, um razoável e um pessimista. Para cada uma dessas condições, o planejamento financeiro deve prever a forma de lidar com o capital da companhia de modo a preservar a saúde do negócio.
Plano de ação
Com todos esses dados em mãos, chega o momento de partir para a parte prática do modelo de negócios de uma franquia. Ou seja, é hora de montar o plano de ação. É ele quem será responsável por elencar as atitudes que cada departamento da empresa precisa levar em frente.
Como forma de ter a execução do plano mais eficiente quanto possível, é recomendado que junto às ações a serem tomadas haja um cronograma com uma definição de datas muito clara. Assim, as tarefas podem ter sequenciamento e os objetivos se tornam mais palpáveis a todos da empresa.
Movimentação financeira
Esse é um ponto muitas vezes negligenciado por algumas empresas e que infelizmente não tem um final feliz. Dessa forma, um bom planejamento financeiro deve prever que as movimentações devam ser totalmente registradas, pois isso dará uma visão clara do funcionamento da franquia.
Os instrumentos para colocar essa ação em prática são os mais diversos possíveis e conhecidos há muito pelos departamentos contábeis. Estamos falando de livros caixas e livros diários, por exemplo. Lembrando que tudo pode ser feito por meio de softwares específicos voltados para esse fim.
Investimento em tecnologia
Conforme já citado no tópico anterior, a tecnologia deve ser largamente usada, principalmente quando estamos tratando do departamento financeiro da franquia. Não usar um recurso útil que existe hoje no mercado não seria nada inteligente.
A questão central reside no fato que os produtos escolhidos devam refletir a necessidade do negócio. Não faz sentido adquirir softwares com funcionalidades que não serão utilizadas. Outro ótimo recurso são os bancos de dados que armazenam informações dos quais se pode retirar insights úteis para a franquia: estamos falando da inteligência de mercado.
Como é possível mensurar os resultados do planejamento financeiro empresarial?
Para saber se um planejamento financeiro está atendendo às expectativas elaboradas, é necessário recorrer ao uso de indicadores de performance. Sem ele, o processo de empreender por meio de uma franquia pode se tornar muito parecido com a navegação em mar aberto sem uma bússola. Afinal de contas, o que não pode ser medido não pode ser melhorado.
Portanto, uma das principais missões de um bom empreendedor é criar indicadores adequados à realidade do seu negócio. Dessa forma, é possível saber se os planos feitos estão se concretizando. E mais, caso não esteja saindo conforme planejado, os indicadores darão os indícios de onde as alterações precisam ser feitas para que o resultado desejado seja alcançado.
Adotar um bom planejamento financeiro empresarial é um dos melhores caminhos para alcançar o sucesso em uma franquia. Empreender sem ser guiado por um plano desses é como atirar no escuro. Um departamento financeiro que não possui metas de faturamento e controle de despesas dificilmente resistirá às nuances de mercado. Em tempos de fraco desempenho, apenas um caixa equilibrado é capaz de passar sem danos e sem tomar empréstimos com juros altos.
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